Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira Neto, Waldemiro de Aquino-
dc.contributor.authorCastro, João Vitor Benevides de-
dc.date.accessioned2018-09-26T20:28:04Z-
dc.date.available2018-09-26T20:28:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCASTRO, J.V.B. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35972-
dc.descriptionCASTRO, João Vitor Benevides de. Análise de compatibilidade geométrica do padrão de veículos de carga regulamentados em cidades brasileiras: o caso de Fortaleza. 2018. 97 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)−Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.description.abstractRoad freight transports has a high impact on the urban road use, contributing to increase in congestion rates and aggravate mobility conditions in general. To minimize these impacts, several Brazilian cities have been implementing regulatory policies for freight vehicles. In this context, this work aims to analyze restrictive measures for the movement of freight vehicles in the ten biggest cities in Brazil, ranked by population: São Paulo, Brasilia, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife and Porto Alegre. First, the traffic regulation of freight vehicles in these cities were analised. Then, using Autoturn software, curves were simulated for 83 freight vehicles, including the most commercialized in 2017, in order to know their offtracking. This information, combined with other technical characteristics of these vehicles, allowed a comparative analysis among policies adopted by Brazilian cities, determining their impacts and the effectiveness of each one. Considering the relation between offtracking and maximum payload (stocking), the Urban Freight Vehicle (VUC) adopted in São Paulo since 2016 was presented as the most efficient measure among the restrictions analyzed, since it provides a vehicle of load with high transport capacity, and low impact on road occupation. Finally, a case study was carried out in a dense region of Fortaleza, where was observed the geometric compatibility of a representative vehicle of the restrictive measures of each city in reference. The results of this study indicated which representative vehicles were compatible with the geometry of the analyzed tracks and the respective impacts produced.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompatibilidade geométricapt_BR
dc.subjectVeículos de Cargapt_BR
dc.subjectLogística Urbanapt_BR
dc.titleAnálise de compatibilidade geométrica do padrão de veículos de carga regulamentados em cidades brasileiras: o caso de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO fluxo de veículos de carga tem alto impacto na ocupação viária urbana, contribuindo com a elevação dos índices de congestionamento e agravando as condições de mobilidade em geral. Para minimizar tais impactos, várias cidades brasileiras vêm implementando políticas de regulamentação para os veículos de carga. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar as medidas de restrição à circulação de veículos de carga nas dez cidades brasileiras mais populosas, sendo elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife e Porto Alegre. Inicialmente, foi levantada a regulamentação do tráfego de veículos de carga em cada cidade examinada. Em seguida, com auxílio do software Autoturn, fez-se a simulação de manobras de curvas para 83 veículos de carga, incluindo os mais vendidos em 2017, com o intuito de conhecer suas varreduras. Essas informações, associadas às demais características técnicas dos veículos de carga listados, possibilitaram uma análise comparativa entre as medidas adotadas pelas cidades, determinando seus impactos e a efetividade de cada uma. Considerando a relação entre varredura e carga útil máxima (lotação), o Veículo Urbano de Carga (VUC) adotado em São Paulo a partir de 2016, se apresentou como a medida mais eficiente entre as restrições analisadas, por proporcionar um veículo de carga com alta capacidade transporte, e baixo impacto na ocupação viária Por fim, fez-se um estudo de caso em uma região adensada de Fortaleza, no qual observou-se a compatibilidade geométrica de um veículo representativo das medidas restritivas de cada cidade participante do estudo. Os resultados desse estudo indicaram quais veículos representativos eram compatíveis com geometria da vias analisadas e os respectivos impactos produzidos.pt_BR
dc.title.enAnalysis of geometric compatibility of the standard of regulated cargo vehicles in Brazilian cities: the case of Fortalezapt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_jvbcastro.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.