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dc.contributor.advisorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.contributor.authorLima, Cristiana Dantas da Rocha-
dc.date.accessioned2012-08-01T16:49:23Z-
dc.date.available2012-08-01T16:49:23Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationLima, C. D. R.; Leurquin, E. V. L. F. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3590-
dc.descriptionLIMA, Cristina Dantas Rocha. Análise de relatórios de observação de aula: uma abordagem interacionista sociodiscursiva. 2009. 101f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernaculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertação has as objective generality to describe and to analyze the conditions of production, the general infrastructure and the enunciative mechanisms of reports of comment of lessons, but specifically we will go to describe and to analyze: the context of production (the physical world, the social world and the subjective world) of the reports of comment of lessons; the types of speech, the estrato general infrastructure, in the reports of comment of lessons; the modalities of planning of the thematic content, the estrato general infrastructure, in the reports of comment of lessons; the enunciative voices, of the estrato enunciative mechanisms, in the reports of comment of lessons. We analyze reports of comment of lesson produced by pupils of the course of Letters, of the Federal University of the Ceará you deliver to the end of disciplines of Practical Theory and of Education of Portuguese Language. For this, we anchor in perspective of Interacionismo sociodiscursivo proposal for Bronckart (2007) because we understand that all linguistic production is a situated social action, taken the effect for singular individuals in specific social formations. Results of the done analyses reveal us that for the agent-producers, the objective of the report is it of just to tell what happens at the classroom of Portuguese Language, forgetting that the most important is the reflections and the critics of the educational practice. We discovered that all of the reports of observation of classes are part of the world of the order of narrating, once a creation of a world discursive situável was observed, and as for the speech type we found the report interactive ea narration.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLínguisticapt_BR
dc.subjectCondições de Produçãopt_BR
dc.subjectInfra-Estrutura Geralpt_BR
dc.subjectInteracionismo Sociodiscursivopt_BR
dc.subjectMecanismos Enunciativospt_BR
dc.subjectRelatórios de Observação de Aulapt_BR
dc.subjectObservação(Método educacional)pt_BR
dc.subjectRelatórios – Redaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAnálise de Interação em Educaçãopt_BR
dc.subjectConditions of Productionpt_BR
dc.subjectGeneral Infrastructurept_BR
dc.subjectSociodiscursivo Interacionismopt_BR
dc.subjectEnunciative Mechanismspt_BR
dc.subjectReports of Lesson Commentpt_BR
dc.titleAnálise de relatórios de observação de aula: uma abordagem interacionista sociodiscursivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação tem como objetivo geral descrever e analisar as condições de produção, a infra-estrutura geral e os mecanismos enunciativos de relatórios de observação de aulas, mas especificamente iremos descrever e analisar: o contexto de produção (o mundo físico, o mundo social e o mundo subjetivo) dos relatórios de observação de aulas; os tipos de discurso, do estrato infra-estrutura geral, nos relatórios de observação de aulas; as modalidades de planificação do conteúdo temático, do estrato infra-estrutura geral, nos relatórios de observação de aulas; as vozes enunciativas, do estrato mecanismos enunciativos, nos relatórios de observação de aulas. Analisamos relatórios de observação de aula produzidos por alunos do curso de Letras, da Universidade Federal do Ceará entregues ao final da disciplina de Teoria e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Para isso, ancoramo-nos na perspectiva do Interacionismo sociodiscursivo proposta por Bronckart (2007) porque entendemos que toda produção lingüística é uma ação social situada, levada a efeito por indivíduos singulares em formações sociais específicas. Resultados das análises feitas revelam-nos que para os agentes-produtores, o objetivo do relatório é o de apenas relatar o que acontece na sala de aula de Língua Portuguesa, esquecendo o mais importante que são as reflexões e as críticas da prática docente. Descobrimos que os relatórios de observação de aulas fazem parte fazem parte tanto do mundo da ordem do NARRAR quanto do mundo do EXPOR, o que vai determinar é a seção do relatório. As seções Introdução e Desenvolvimento estão situadas no mundo da ordem do NARRAR, já a seção Conclusão está situada na ordem do EXPOR. Com isso encontramos todos os tipos de discurso nos relatórios de observação de aula. Percebemos que os agentes-produtores utilizam a sequência descritiva, mas apenas na seção do relatório de observação de aula que é referente a análise do aspecto físico da escola. Na maior parte do relatório eles utilizam o script, como modo de planificação da linguagem. E por fim, encontramos a predominância de vozes sociais em relatórios de observação de aulas que utilizam a narração como tipo de discurso e a predominância da voz do autor em relatórios que utilizam o relato interativo como tipo de discurso.pt_BR
dc.title.enAnalysis of reports of observation of classroom: an interactional approach sociodiscursivapt_BR
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