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dc.contributor.advisorRodrigues, Bernardete Biasi-
dc.contributor.authorJucá, Damião Carlos Nobre-
dc.date.accessioned2012-08-01T16:15:01Z-
dc.date.available2012-08-01T16:15:01Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationJucá, D. C. N.; Rodrigues, B. B. (2006)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3586-
dc.descriptionJUCÁ, Damião Carlos Nobre. A organização retórico-argumentativa da seção de justificativa no gênero textual projeto de dissertação. 2006. 109f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims at investigating the rhetoric-argumentative organization of justification sections of thesis projects on Linguistics, qualified by students of two graduate programs in Fortaleza. The rhetoric organization of the justification sections, were analyzed according to Swales’ genre analysis conception (1990, 1992, 1998). Adam’s concept of text sequence (1992) was the basis for the description of the argumentative structure of this type of genre. First, all the exemplars in the corpus were segmented into rhetoric units and an information distribution pattern was defined. Next, the same corpus was segmented into textual sequences and, finally, a relationship between the rhetoric units and the textual sequences identified was established. Through this investigation it was noticed that the justification section have a rhetoric organization relatively homogeneous and the dominant textual sequence in these texts is always argumentative, although several other sequences occur within the argumentative and play important roles in the realization of some rhetoric units which are prototypical of the generic piece justification section of thesis projects.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAnálise de Gênerospt_BR
dc.subjectComunidade Discursiva Acadêmicapt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectJustificativapt_BR
dc.subjectSeqüências Textuaispt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará – Tesespt_BR
dc.subjectRedação acadêmica - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual do Ceará – Tesespt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectAnálise lingüísticapt_BR
dc.subjectGenre Analysispt_BR
dc.subjectAcademic Discursive Communitypt_BR
dc.subjectTextual Genrespt_BR
dc.subjectJustificationpt_BR
dc.subjectTextual Sequencespt_BR
dc.titleA organização retórico-argumentativa da seção de justificativa no gênero textual projeto de dissertaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta pesquisa, investigamos a organização retórico-argumentativa de seções de justificativa de projetos de dissertação da área de Lingüística, qualificados por alunos de dois programas de pós-graduação da cidade de Fortaleza. Analisamos a organização retórica das seções de justificativa, tomando como base as concepções de análise de gêneros textuais propostas por Swales (1990, 1992, 1998). Para descrever a arquitetura argumentativa dessa peça genérica, nos baseamos nas concepções de seqüências textuais propostas por Adam (1992). Em primeiro lugar, segmentamos todos os exemplares do corpus em unidades retóricas e definimos um padrão de distribuição de informações, em seguida, segmentamos este mesmo corpus em seqüências textuais e, finalmente, procuramos relações entre as unidades retóricas e as seqüências textuais identificadas. Esta investigação científica nos permitiu constatar que as seções de justificativa possuem uma organização retórica relativamente homogênea e que a seqüência textual dominante em seus textos é sempre a argumentativa, ainda que várias outras seqüências ocorram como inseridas e tenham papéis importantes na realização de algumas das unidades retóricas prototípicas da peça genérica seção de justificativa de projeto de dissertação.pt_BR
dc.title.enThe rhetoric-argumentative organization of justification sections of thesis projects on Linguisticspt_BR
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