Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Bernardete Biasi-
dc.contributor.authorBezerra, Benedito Gomes-
dc.date.accessioned2012-08-01T16:12:02Z-
dc.date.available2012-08-01T16:12:02Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationBezerra, B. G.; Rodrigues, B. B. (2001)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3585-
dc.descriptionBEZERRA, Benedito Gomes. A distribuição das informações em resenhas acadêmicas. 2001. 141f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernaculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2001.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subjectResenhas Acadêmicaspt_BR
dc.subjectAnálise de Gênerospt_BR
dc.subjectRedação Acadêmicapt_BR
dc.subjectExposição(Retórica)pt_BR
dc.subjectAnálise Lingüísticapt_BR
dc.subjectGêneros Literáriospt_BR
dc.subjectTeologiapt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectBook Reviewspt_BR
dc.subjectGenre Analisyspt_BR
dc.titleA distribuição das informações em resenhas acadêmicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta pesquisa, apresentamos os traços descritivos da organização retórica de resenhas acadêmicas e dos elementos formais que sinalizam essa organização no nível léxico-gramatical, com base nos pressupostos teóricos da Lingüística de Texto e da Análise de Gêneros. Para o exame da organização retórica das informações em resenhas, utilizamos como referencial o modelo desenvolvido por Swales (1990), conforme adaptações propostas por Motta-Roth (1995) e Araújo (1996) em análise de resenhas em língua inglesa. A descrição dos aspectos léxico-gramaticais baseia-se na caracterização das expressões que operam como rótulos discursivos (Francis, 1994) e leva em consideração ainda o conceito de marcadores metadiscursivos (Crismore, 1989). Para a investigação, selecionamos um corpus de 60 resenhas em língua portuguesa, divididas em dois grupos: trinta resenhas produzidas por escritores proficientes e trinta por alunos de graduação. Ambos os grupos de resenhas foram submetidos a exercícios de segmentação e a uma análise qualitativa e quantitativa para a descrição de sua organização retórica. Os elementos léxico-gramaticais foram tratados como potenciais sinalizadores da articulação entre unidades e subunidades de informação, bem como do caráter mais ou menos avaliativo de cada texto. Os resultados da análise dos dados revelam um padrão de organização retórica caracterizado por um certo afastamento dos dois modelos existentes, possibilitando a apresentação de uma nova proposta, subdividida em duas modalidades, uma para atender à distribuição das informações em resenhas de escritores proficientes e outra para as resenhas de alunos. Comparativamente, os resultados mostram certas similaridades na construção discursiva dos dois grupos de resenhas, mas também apontam para dissimilaridades bastante relevantes. Conclui-se que a aplicação de uma análise baseada no modelo CARS (Swales, 1990), ao lado da investigação do papel dos rótulos discursivos na sinalização lexical da organização retórica das unidades e subunidades de uma resenha acadêmica, apresenta-se como uma abordagem bastante produtiva ao estudo desse gênero ainda pouco explorado.pt_BR
dc.title.enInformation distribuition in academical book reviewspt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_dis_bgbezerra.pdf878,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.