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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaula, Adriana Inês de-
dc.contributor.authorAragão, Marília Cordeiro-
dc.date.accessioned2018-09-24T13:47:30Z-
dc.date.available2018-09-24T13:47:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationARAGÃO, Marília Cordeiro. Percepção da imagem corporal de indivíduos cegos – comparação entre gêneros. 2013. 51 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35855-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.titlePercepção da imagem corporal de indivíduos cegos – comparação entre gênerospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrRelacionar percepção da imagem corporal e a presença de deficiência visual serão alguns aspectos abordados para que possa ser exposta e explicada a relação entre a prática de atividades físicas, a deficiência e a percepção da imagem corporal. O conceito e entendimento sobre imagem corporal será inicialmente o que norteará o estudo e direcionará para os demais pontos a serem abordados, sendo eles: o entendimento sobre a deficiência visual, suas classificações, explicação sobre o desenvolvimento corporal da infância à fase adulta, aspectos cinestésicos corporais e sua relação com a visão, relação entre as atividades físicas e o desenvolvimento da percepção corporal. O estudo teve como objetivo analisar a percepção da imagem corporal de pessoas com deficiência visual, a diferença entre gêneros e a relação com a prática de atividades físicas. Foram envolvidos na realização dos testes, quinze indivíduos com deficiência visual, adultos, praticantes ou não de alguma atividade física. Os participantes foram escolhidos levando em consideração o tipo de deficiência e idade. A coleta de dados ocorreu através de entrevista direcionada a partir de um questionário sobre imagem corporal (BSQ), contendo 34 questões, com opções de respostas referentes à imagem corporal que perceberam durante as quatro últimas semanas que antecederam a entrevista. Foi realizada uma comparação entre as respostas de homens e mulheres. Foi possível verificar que não apresentaram resultados significativos em relação a algum distúrbio na imagem corporal quando comparados a pessoas sem a deficiência, levando em consideração a pontuação do teste aplicado e outros estudos. O profissional de Educação Física tem papel relevante na construção da imagem corporal e percepção do corpo, podendo atuar de maneira diversificada adaptando atividades para pessoas com deficiência e sem deficiência.pt_BR
dc.description.abstract-esRelacionar percepción de imagen corporal y la presencia de discapacidad visual abordado algunos aspectos que pueden ser expuestos y explicó la relación entre la actividad física , la discapacidad y la percepción de imagen corporal será. El concepto y la comprensión de la imagen corporal que inicialmente orientar el estudio y lo llevará a los otros asuntos a tratar , es decir, de : la comprensión de la discapacidad visual , sus calificaciones , la explicación del desarrollo del cuerpo de la niñez a la edad adulta , los aspectos cinestésicas cuerpo y su relación con la visión, la relación entre la actividad física y el desarrollo de la conciencia corporal . El estudio tuvo como objetivo analizar la percepción de la imagen corporal de las personas con discapacidad visual, la diferença entre generos y se relacionan con la actividad física. Quince personas con discapacidad visual , adultos o no practicar ninguna actividad física estaban involucrados en la realización de las pruebas. Los participantes fueron seleccionados teniendo en cuenta el tipo de discapacidad y edad . Los datos fueron recolectados a través de entrevista guiada por un cuestionario de la imagen corporal ( BSQ ) , que contiene 34 preguntas, con respuestas sobre la imagen corporal que realizó durante las últimas cuatro semanas anteriores a las opciones de la entrevista. Fue realizada una comparación entre las respuestas de hombres y mujeres Encontramos que no es significativo en relación con una alteración de la imagen corporal en comparación con las personas sin discapacidad , teniendo en cuenta los resultados de las pruebas aplicadas y otros estudios. Educación Física profesional juega un papel importante en la construcción de la imagen corporal y la conciencia corporal de, y puede funcionar en una cartera diversificada de actividades de manera que se adapta por las personas con discapacidad y sin discapacidad.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

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