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Title in Portuguese: Fatores que influenciam a evasão nas aulas de educação física no ensino fundamental II
Author: Santos, Lucas Sousa
Advisor(s): Jaques Luis Casagrande
Keywords: Evasão
Metodologia
Seleção de conteúdos
Educação Física escolar
Issue Date: 2010
Citation: SANTOS, Lucas Sousa. Fatores que influenciam a evasão nas aulas de educação física no ensino fundamental II. 2010. 45 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Abstract in Portuguese: No momento histórico que estamos vivendo, onde a automação da vida cada vez ganha conotações de magnitude, passa a ser essencial que a espécie humana tenha como aliada as práticas de atividades físicas para minimizar ou equilibrar essa falta possibilitada pelas facilidades hodiernas. Se, anteriormente, eram os adultos e idosos que sofriam com a falta de atividades que exigissem de seus sistemas corporais, com o alto grau de tecnologias disponibilizadas, as crianças e adolescentes passaram a estar no centro dessa problemática, sendo acometidos por diversas patologias ocasionadas pela falta de atividades físicas. Como se já não bastasse esses problemas mencionados, outro fator aparece como agravante e se instala na contramão dos interesses da cultura corporal, principalmente aquele desenvolvido nos sistemas educacionais e que pode ser traduzido pelos importantes índices de evasão nas aulas de Educação Física. Partindo desta linha de pensamento, este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo investigar quais fatores são os mais responsáveis pela evasão nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II. Do ponto de vista teórico, este estudo se baseou prioritariamente em Almeida, Oliveira e Darido e, metodologicamente, adotou uma pesquisa qualitativa descritiva. Em síntese, foi possível verificar que, a evasão escolar está significativamente presente neste âmbito, ocasionada por diversos fatores dentre os quais, a ausência da administração de conteúdos alternativos aos esportes de quadra, metodologias pedagógicas semelhantes para séries distintas e equívocos institucionais.
Abstract: In the historic moment we are living, where the automation of life ever gets connotations of magnitude, it becomes essential that the human species has the combined practice of physical activities to minimize or balance this lack made possible by today's facilities. Whereas before it was the adults and elderly who suffered from the lack of activities that require your body systems, with the high degree of technology available, children and adolescents have the core of this issue, being affected by various diseases caused by lack of physical activity. As if these problems were not enough already mentioned, another factor comes in and installs itself as an aggravating factor against the interests of body culture, especially that developed in the educational systems and which can be translated by the large dropout rates in physical education classes. On this line of thinking, this course conclusion work aimed to investigate which factors are most responsible for circumvention in physical education classes in elementary school II. From a theoretical viewpoint, this study relied primarily on Almeida Oliveira and Darido, and methodologically, adopted a descriptive qualitative study. In summary, we observed that the school dropout rate is significantly present in this area, caused by several factors among which, the absence of administration of alternative content to sports courts, with similar teaching methodologies for different series and institucional confusion
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35854
metadata.dc.type: TCC
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