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dc.contributor.advisorPeloggio, Marcelo Almeida-
dc.contributor.authorRibeiro, Bárbara Costa-
dc.date.accessioned2018-09-20T18:39:59Z-
dc.date.available2018-09-20T18:39:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Bárbara Costa. O problema e a tensão: formas de ausência em O beijo não vêm da boca e A Rainha dos cárceres da Grécia. 2018. 181f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35828-
dc.description.abstractThis research is a comparative study of the Brazilian novels O beijo não vem da boca (1985) by Ignácio de Loyola Brandão and A Rainha dos Cárceres da Grécia (1977) by Osman Lins, establishing from them a relation between absence and literary creation. Here, the narrative procedures are examined in order to identify the operation of the absence’s idea in both novels, whose narrators, who are also the protagonists, are in the grieving process and are trying to understand the loss of a beloved woman. The research is especially interested in the figure of these narrators because they are also writers – that is, producers of a second narrative within the narratives in which they are inserted – and so they use the poetic exercise in the effort to overcome the absence of their losses, therefore, the two novels are considered as a structure organized precisely from the absences they both face. The theoretical research of this study is made with contributions from Giorgio Agamben, Roland Barthes, Maurice Blanchot, Jacques Derrida, among others, as well as with the aid of general studies on narratology, combining them with a variety of literary texts in an attempt to reflect on the poetic language and the novel form in its manifestations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIgnácio de Loyola Brandãopt_BR
dc.subjectOsman Linspt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectDeathpt_BR
dc.subjectNarratorpt_BR
dc.titleO problema e a tensão: formas de ausência em O beijo não vêm da boca e A Rainha dos cárceres da Gréciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa consiste em um estudo comparativo das obras O beijo não vem da boca (1985), de Ignácio de Loyola Brandão, e A rainha dos cárceres da Grécia (1977), de Osman Lins, estabelecendo-se a partir de seu cotejo uma relação entre ausência e criação literária. Examinam-se os procedimentos narrativos no intuito de identificar a operação de uma espécie de “poética da ausência” em ambas as obras, cujos narradores-protagonistas, em suas trajetórias, tentam processar a perda de uma mulher amada. A pesquisa interessa-se especialmente pela figura desses narradores por serem eles, dentro da obra, escritores – ou seja, produtores de uma segunda narrativa no interior das narrativas em que se inserem –, dispondo dessa forma da palavra poética no esforço de superar a ausência das amigas perdidas. Os dois romances enriquecem-se mutuamente, conjugados em sua relação de dupla-escrita, e cada um deles é considerado enquanto uma estrutura que se organiza justamente a partir das ausências que enfrentam. O aporte teórico da pesquisa se faz com apontamentos de Giorgio Agamben, Roland Barthes, Maurice Blanchot, Jacques Derrida, dentre outros, bem como com o auxílio de estudos em geral sobre narratologia, aliando-os ainda a variados textos literários, na tentativa de se refletir acerca da linguagem poética e da forma do romance em suas múltiplas manifestações.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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