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dc.contributor.advisorCarneiro, Juliana Vieira Corrêa-
dc.contributor.authorPalhano, Joemy Lopes-
dc.date.accessioned2018-09-20T18:26:15Z-
dc.date.available2018-09-20T18:26:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPALHANO, Joemy Lopes. Avaliação de desempenho no setor público: estudo da percepção entre servidores e empregados em um hospital universitário. 2017. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração ) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35825-
dc.description.abstractThe use of performance evaluation as an important tool of the strategic people management has been widely recommended by the contemporary theories in the field of Administration. In practice, its implementation is better spread in the private sector, besides being present in the public sector, but in an inceptive way. The performance evaluation is inserted in the performance management context and it can strategically contribute to make an organization reach its goals. In the public sector, there are two important kinds of government employees: "servidores" and "empregados". Due to the specific legislations, these two groups are usually subject to distinct instruments of performance evaluation. Therefore, this paper leads to the question: what are the differences in perception about the performance evaluation those two groups of government employees have? Moreover, the goal is analyzing the differences in perception about the performance evaluation those two groups of government employees have, that, in this context, operate in the same institution. A descriptive and quantitative approach was used as methodology. The data gathering was made in a public hospital in which both kinds of government employees work. The results analysis showed that that are differences and similarities on their perception. The interviewed employees' having a positive perception of the performance evaluation was a fact as well, but there are still some aspects that need to be improved in order to have a better alignment between the performance evaluation, the strategic management and the organizational practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectEmpregado Públicopt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho no setor público: estudo da percepção entre servidores e empregados em um hospital universitáriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA utilização da avaliação de desempenho como importante ferramenta da gestão estratégica de pessoas tem sido amplamente recomendada pelas teorias contemporâneas de Administração. Na prática, sua implementação está melhor disseminada no setor privado, apesar de já está presente também no setor público, mas de modo incipiente. A avaliação de desempenho está inserida no contexto da gestão do desempenho e pode contribuir estrategicamente para que uma organização alcance seus objetivos. No setor público, há dois tipos importantes de funcionários públicos, que são os servidores e empregados públicos. Principalmente devido às legislações específicas, estes dois grupos são geralmente submetidos a instrumentos distintos de avaliação de desempenho. Por isso, este estudo teve como problema de pesquisa a pergunta: quais as diferenças existentes entre a percepção de servidores e empregados públicos sobre a avaliação de desempenho? Além disso, teve por objetivo analisar as diferenças existentes entre a percepção de servidores e empregados públicos sobre a avaliação de desempenho, que, no caso deste trabalho, atuam em uma mesma instituição. Foi adotada como metodologia uma abordagem descritiva e quantitativa. O levantamento dos dados foi realizado em um hospital público no qual há os dois tipos de funcionários públicos trabalhando. A análise dos resultados identificou que há diferenças e semelhanças na percepção de empregados e servidores públicos. Foi evidenciado também que os funcionários públicos abordados na pesquisa possuem uma percepção positiva da avaliação de desempenho, mas ainda há aspectos a serem melhorados para que haja um maior alinhamento entre as teorias da avaliação do desempenho, a gestão estratégica e as práticas organizacionais.pt_BR
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