Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35778
Type: | TCC |
Title: | Os recursos didáticos para o ensino de matemática |
Authors: | Maia, Francisco Egídio Simão Brasil |
Advisor: | Paiva, Rui Eduardo Brasileiro |
Keywords: | Recursos didáticos;Matemática - Estudo e ensino;Novas tecnologias;Ensino auxiliado por computador |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | MAIA, Francisco Egídio Simão Brasil. Os recursos didáticos para o ensino de matemática. 2015. 38.f. Monografia (Graduação Matemática) - Instituto UFC VIrtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho enfoca nos benefícios da utilização dos recursos didáticos nas aulas de matemática, como também aborda as dificuldades que professores e estudantes passam por não haver uma utilização correta destes. Existem diversos materiais que podem ser utilizados em benefício da educação, com a finalidade de facilitar o trabalho do professor em relação a transmissão do conteúdo assim como do aluno em assimilar melhor o conceito matemático abordado, mas existem certas dificuldades em relação a esses materiais, tais como a dificuldade para adquiri-los devido a renda da entidade, que não pode arcar com os custos, assim como a dificuldade de criatividade do professor em como utiliza-lo ou elabora-lo, a falta de motivação do aluno devido à anos de desgaste emocional e decepções com a matéria, entre outros. É vasta a diversidade desses recursos que podem ser utilizados por professores para a potencialização da aula, e conforme o ser humano evolui, surgem novos artefatos que podem se voltar para a educação, como é o caso da tecnologia, pois hoje em dia existem vários programas e softwares voltados a educação que tem por finalidade aproximar o conteúdo matemático que antes era abstrato do cotidiano do aluno. Por fim, devemos enfatizar que nenhum recurso irá agir e funcionar sozinho, antes de tudo deve-se ter a ação do professor conduzindo toda a atividade a se realizar com o recurso escolhido, e se não houver um planejamento adequado por parte do docente, o que antes seria uma ferramenta para alavancar o conhecimento dos alunos, não passará de mais uma tentativa em vão. |
Abstract: | This paper focuses on the benefits of the use of teaching resources in math class, but also discusses the difficulties that teachers and students go through a proper use of these. There are many different materials that can be used for the benefit of education, with the purpose of facilitating the work of professor about the transmission of content as well as student assimilate better the mathematical concept, but there are certain difficulties in relation to these materials, such as the difficulty to acquire them because the income of the entity, which cannot afford the costs , as well as difficulty of teacher's creativity in how to use it or even how it develops, the lack of student motivation due to years of emotional burnout and disappointment with matter, among others. It's vast diversity of these resources that can be used by teachers to the potentiation of the class, and as the human being is going to evolve, emerge new artifacts that can return to education, as is the case with technology, because nowadays there are various programs and software geared to education that aims to approach the mathematical content that was once everyday student abstract. Finally we must emphasize that no resource will act and work alone, first of all should be the action of the teacher behind, for he is the one who will lead all of the activity to be held with the chosen feature, and if there is no proper planning on the part of the teacher, which before would be a tool to leverage the knowledge of students, will be no more than one more try in vain. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35778 |
Appears in Collections: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_fesbmaia.pdf | 346,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.