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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPitombeira Neto, Anselmo Ramalho-
dc.contributor.authorReis, Arthur Norões-
dc.date.accessioned2018-09-18T22:53:54Z-
dc.date.available2018-09-18T22:53:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationREIS, A. N. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35771-
dc.descriptionREIS, Arthur Norões. Simulação de operações de carregamento em um terminal de distribuição de combustíveis. 2016. 74 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.description.abstractIn this study, a computer simulation model is developed in order to replicate the fuel loading operations of a fuel distribution terminal, and the system’s behavior is studied under different scenarios, providing useful information to decision makers in projects that aim to increase operational efficiency or capacity to meet demand requirements. The whole loading process, starting at the instant that a driver arrives at the terminal until the truck is completely loaded and exits the terminal, is studied in detail and each stage of the process is statistically analyzed, which is then used to build the simulation model, using the FlexSim software. Among the tested alternatives, the flow rate increase is definitely the investment that can yield the best results if applied to gasoline and S-10 diesel. Adding a gasoline loading arm to one of the loading bays is also an advantageous option, although less impacting than the flow rate increase. It is also noted that using a heuristic method associated with a simple policy of allocation of trucks to loading bays can significantly increase the operational efficiency, even without involving larger investments such as the other proposed changes. The terminal’s capacity is analyzed and is shown to be suitable for current demand requirements, and experiments are made to estimate the maximum demand that can be met within regular hours and in another scenario where the terminal’s hours are extended.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPesquisa Operacionalpt_BR
dc.subjectModelos de Simulaçãopt_BR
dc.subjectDistribuição de Óleo e Gáspt_BR
dc.titleSimulação de operações de carregamento em um terminal de distribuição de combustíveispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, é desenvolvido um modelo de simulação computacional que busca reproduzir com fidelidade as operações de carregamento em um terminal de distribuição de combustíveis, e é estudado o comportamento deste sistema sob diferentes cenários nos quais seu funcionamento é alterado, facilitando a tomada de decisão em projetos de aumento da eficiência operacional ou da capacidade de atender a demanda . O processo de carregamento, do instante em que o motorista se apresenta à recepção até sair do terminal com o caminhão-tanque devidamente carregado é detalhado e cada etapa do processo é analisada estatisticamente, o que é utilizado para construir o modelo computacional utilizando o software FlexSim. O cenário de aumento de vazão é identificado como o investimento que trará melhores resultados se aplicado aos produtos gasolina e diesel S-10, com maior movimentação. Testa-se também a instalação de um braço de carregamento adicional de gasolina em uma das ilhas de carregamento, o que resulta em aumento de eficiência, embora menor que a observada na alteração de vazão. Observa-se que a utilização de um método heurístico associado a uma simples política de alocação de caminhões às baias pode aumentar significativamente a eficiência das operações, mesmo não envolvendo grandes investimentos como as demais alterações estudadas. A capacidade do terminal é analisada e se mostra adequada para atender a demanda atual, e são realizados experimentos para estimar a demanda máxima que pode ser atendida nas condições atuais e em um cenário onde o horário de carregamento é extendido.pt_BR
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