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dc.contributor.advisorMonteiro, André Jalles-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniel de Holanda-
dc.date.accessioned2018-09-18T14:18:31Z-
dc.date.available2018-09-18T14:18:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Daniel de Holanda. Análise de uma década de acidentes graves nas rodovias federais do Ceará no período 2008-2017. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35750-
dc.description.abstractTraffic accidents are a social problem that must be faced by public power and society because of the enormous financial and social damage they cause. The traffic accidents on the highways and federal roads of Ceará in the period 2008-2017 were mapped according to several explanatory variables, among them Urbanized Location, which portrays the level of urbanization as a function of the frequency of accidents (dynamic criterion), Road Structure, Year, Beginning of the Month, Holidays, Day of the Week, Phase of the Day and Type of Accident. Due to the high cost, the fatal accidents stood out among the serious ones and led to the development of logistic models of spatial, temporal and specific nature. These models identified the variables that contributed, with a confidence level higher than 0.95, to the occurrence of fatality on highways and federal roads. Among the results obtained, it can be mentioned that the chance of fatality in a major accident occurred in the highways and federal roads of Ceará in the period 2008-2017 was: 3.9 times greater in the rural area compared to the large urban centers; 2.5 times higher at dawn compared to full day; 84% higher on straight lines compared to crosses; 36% higher in 2017 compared to 2016; 17% higher at the beginning of the month compared to the rest of the month; 21% lower on Thursdays compared to Sundays; 129% higher in accidents resulting from incompatible speed compared to disobedience to signaling; 60% higher in accidents due to undue oversight compared to lack of attention; 339% higher in person-to-person car rash compared to rear-end collisions; and 235% higher in frontal collisions compared to rear collisions. Others have also drawn attention, such as vacations and holidays, which did not contribute to the increase in fatality among major accidents, although the presence of holidays contributed to the increase in the rate of serious accidents per day. This finding clearly showed that the variables that best describe major accidents (in terms of absolute frequency) are not necessarily the ones that best describe fatal accidents involving fatality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectFatalidadept_BR
dc.subjectGravidadept_BR
dc.subjectHalf Normal Plot (nhp)pt_BR
dc.subjectModelos Lineares Generalizados (MLG)pt_BR
dc.subjectOdds Ratiopt_BR
dc.subjectPolícia Rodoviária Federal (PRF)pt_BR
dc.subjectRazão de chancespt_BR
dc.subjectAnálise de regressão logísticapt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.titleAnálise de uma década de acidentes graves nas rodovias federais do Ceará no período 2008-2017pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs acidentes de trânsito são um problema social que precisa ser enfrentado pelo poder público e pela sociedade em virtude dos enormes prejuízos financeiros e sociais que causam. Os acidentes de trânsito nas rodovias e estradas federais do Ceará no período 2008-2017 foram mapeados em função de diversas variáveis explicativas, entre elas Local Urbanizado, que retrata o nível de urbanização em função da frequência de acidentes (critério dinâmico), Estrutura Viária, Ano, Começo do Mês, Feriados, Dia da Semana, Fase do Dia e Tipo de Acidente. Em virtude do alto custo, os acidentes fatais destacaram-se entre os graves e ensejaram o desenvolvimento de modelos logísticos de natureza espacial, temporal e específica. Tais modelos identificaram as variáveis que contribuíram, com nível de confiança superior a 0,95, para a ocorrência de fatalidade nas rodovias e estradas federais. Entre os resultados alcançados, pode-se citar que a chance de fatalidade em um acidente grave ocorrido nas rodovias e estradas federais do Ceará no período 2008-2017 foi: 3,9 vezes maior na zona rural em comparação aos grandes centros urbanos; 2,5 vezes maiores na madrugada em comparação ao pleno dia; 84% maior nas retas em comparação aos cruzamentos; 36% maior em 2017 em comparação a 2016; 17% maior no começo de mês em comparação ao resto de mês; 21% menor às quintas-feiras em comparação aos domingos; 129% maior nos acidentes decorrentes de velocidade incompatível em comparação à desobediência à sinalização; 60% maior nos acidentes decorrentes de ultrapassagem indevida em comparação à falta de atenção; 339% maior nos atropelamentos de pessoa em comparação às colisões traseiras; e 235% maior nas colisões frontais em comparação também às colisões traseiras. Outros resultaram também chamaram a atenção, a exemplo das férias e dos feriados, que não contribuíram para o aumento de fatalidade dentre os acidentes graves, apesar de a presença de feriados ter contribuído para o aumento da taxa de acidentes graves por dia. Essa constatação mostrou claramente que as variáveis que melhor descrevem os acidentes graves (em termos de frequência absoluta) não necessariamente são as mesmas que melhor descrevem os acidentes graves envolvendo fatalidade.pt_BR
Aparece nas coleções:DEMA - Dissertações defendidas na UFC

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