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dc.contributor.advisorSales, Marta Celina Linhares-
dc.contributor.authorBezerra, Jose Airton Canuto-
dc.date.accessioned2018-09-18T11:49:03Z-
dc.date.available2018-09-18T11:49:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBEZERRA, J. A. C. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35741-
dc.descriptionBEZERRA, Jose Airton Canuto. Ensino da climatologia no ambiente escolar, percebida através dos estágios. 2017. 51f. Monografia (Licenciatura em Geografia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to reflect how students can relate the contents of Geography, especially Climatology, viewed in the classroom with their daily life, for this purpose was done a research with students of three public schools and these two of elementary school and a vocational high school. Through four subjects of Supervised Internship in Geography (I, II, III and IV), and over two years, the study was carried out through meetings and observations in the classroom in which questionnaires and interviews with the students were applied and with the teachers of the classes of students, being this 9th and 7th year of elementary school, and Computer Networks II and Nursing II of Vocational Education. In order to increase the work, observations were also made on the schools, bibliographic surveys and mediation meetings at the Universidade Federal do Ceará. Also mentioned here are the teaching practices of teaching professionals, as well as their teaching materials and methods. The results obtained through this research are presented here, with such results it was possible to perceive that the students are able to relate the contents of Geography with their daily life, however the students present many difficulties in talking about this in a more scientific, that is, understandable, should also be taken into account the students being of basic education. In some stages, it was seen as an extreme difficulty for the teacher to apply his / her class, either due to the infrastructure conditions or due to the students' behavior. This activity found some limitations both in the bureaucratic scope as well as in the difficulty of extracting data from the subjects observed in the school environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectClimatologiapt_BR
dc.titleEnsino da climatologia no ambiente escolar, percebida através dos estágios.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo refletir como os discentes conseguem relacionar os conteúdos de Geografia, sobretudo de Climatologia, vistos em sala de aula com o seu cotidiano, para tal intento foi feita uma pesquisa com alunos de três escolas públicas sendo destas duas de ensino fundamental e uma de ensino médio profissionalizante. Através de quatro disciplinas de Estágio Supervisionado em Geografia (I, II, III E IV), e ao longo de dois anos, o estudo foi realizado por meio de encontros e observações em sala de aula no qual foram aplicados questionários e entrevista com os discentes e com os docentes das turmas de alunos, sendo estas 9º e 7º ano do ensino fundamental, e Redes de Computadores II e Enfermagem II do ensino Profissionalizante. Afim de adensar o trabalho também foram feitas observações sobre as escolas, levantamento bibliográfico e encontros de mediação na Universidade Federal do Ceará. Também encontram aqui mencionados as práticas de ensino dos profissionais docente, bem como seus materiais e métodos de ensino. Os resultados obtidos por meio desta pesquisa encontram-se aqui apresentados, por meio deste trabalho, com tais resultados foi possível perceber que os discentes até conseguem relacionar os conteúdos de Geografia com o seu dia a dia, no entanto os discentes apresentam muitas dificuldades em falar sobre isto de forma mais cientifica, isto é, compreensível, também deve se levar em consideração os alunos serem da educação básica. Em alguns estágios foi visto uma extrema dificuldade em o professor conseguir aplicar a sua aula, seja pelas condições de infraestrutura ou o comportamento dos alunos. Esta atividade encontrou algumas limitações seja no âmbito burocrático bem como na dificuldade de extrair dados dos sujeitos observados no ambiente escolar.pt_BR
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