Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35647
Tipo: | TCC |
Título: | Levantamento de indicadores no transporte metroviário e aplicação na área de operação da linha sul do metrô de Fortaleza |
Título em inglês: | Survey of indicators in the subway transport and application in the operation area of the South subway line of Fortaleza |
Autor(es): | Maia, Romário Anderson Guerreiro |
Orientador: | Guimarães, Manoel Francisco dos Santos |
Palavras-chave: | Indicadores de qualidade;Metrô de Fortaleza;Linha Sul |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | MAIA, Romário Anderson Guerreiro. Levantamento de indicadores no transporte metroviário e aplicação na área de operação da linha sul do metrô de Fortaleza. 2018. 78 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | Nos últimos anos, no Brasil, a questão da mobilidade urbana tem ganhado crescente espaço, à medida que se reconhece cada vez mais a sua destacada relevância. O modal de transporte de passageiros sobre trilhos, por seu caráter estruturante do território, pela confiabilidade e grande capacidade de transporte que proporciona, pode contribuir para a melhoria da acessibilidade, mobilidade e da qualidade de vida das populações dos aglomerados urbanos. No estado do Ceará, o transporte de passageiros sobre trilhos é de responsabilidade do Metrofor. A Linha Sul de Fortaleza é a linha do Metrofor com maior relevância, tanto operacional, quanto em investimentos, atualmente. Dessa forma, esta pesquisa teve como primeiro objetivo fazer um levantamento de indicadores de qualidade adequados à Linha Sul do Metrô de Fortaleza, por esta ser a linha de maior expressão no conjunto metroferroviário da região metropolitana, no cenário atual. Após consulta bibliográfica, é realizado um aprimoramento dos indicadores que mais se adequam ao sistema da Linha Sul, os quais foram adaptados conforme operação própria do metrô de Fortaleza e foram escolhidos vinte indicadores que se dividem em seis áreas. Dentre as seis áreas levantadas, escolheu-se a área de Operação para desenvolver método próprio de cálculo, a fim de medir o nível de serviço da operação comercial da Linha Sul. O passo seguinte foi levantar dados referentes à área de operação da Linha Sul (no período de Outubro de 2017 a Fevereiro de 2018) e aplicar os indicadores levantados na pesquisa, na referida área. As principais conclusões são de que em relação ao transit time, a operação se comporta de maneira eficiente, com nota TTP sendo 10,00. Em relação ao HWP (headway) a nota foi de 6,67 e em relação ao RTD (regularidade do dia) a nota foi de 8,33. O IGOP, índice geral da operação, ficou sendo 8,41. Utilizando-se como parâmetro tabela retirada de estudo que descreve processo semelhante de avaliação para o sistema de VLT de Goiás, esta nota de operação ficaria caracterizada como “Penalização com fator de redução de 0,8” em caso de repasse de verba do Estado a alguma empresa gestora (caso do estudo do VLT de Goiás). |
Abstract: | In recent years, in Brazil, the issue of urban mobility has gained increasing space, as its importance is increasingly recognized. The mode of transport of passengers on rails, due to its structural character of the territory, for the reliability and great capacity of transport that it provides, can contribute to the improvement of the accessibility, mobility and the quality of life of the populations of the urban agglomerations. In the state of Ceará, the transportation of passengers on rails is the responsibility of Metrofor. The “Linha Sul”, in Fortaleza, is the Metrofor line with greater relevance, both operational and investments. Thus, this research had as its first objective to make a survey of quality indicators adequate to the South Line of the Fortaleza’s subway, because this is the line of greatest expression in the metroferroviário set of the metropolitan region, currently. After a bibliographical consultation, an improvement is made on the indicators that are most appropriate to the South Line system, which were adapted according to the own operation of the Fortaleza’s subway and twenty indicators were chosen and divided into six areas. Among the six areas surveyed, the Operation area was chosen to develop its own method of calculation, in order to measure the service level of the South Line commercial operation. The next step was to collect data referring to the South Line operating area (in the period from October 2017 to February 2018) and apply the indicators raised in the research, in that area. The main conclusions are that in relation to transit time, the operation behaves efficiently, with a TTP note being 10.00. In relation to the HWP (headway) the grade was 6.67 and in relation to the RTD (regularity of the day) the grade was 8.33. The IGOP, the general index of the operation, was 8.41. Using as a parameter the table drawn from a study that describes a similar evaluation process for the Goiás VLT system, this operation note would be characterized as "Penalization with a reduction factor of 0.8" in case of transfer of State funds to management company (in the case of the VLT study in Goiás). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35647 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_ragmaia.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.