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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3559
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rech, Luiz Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-31T11:20:43Z | - |
dc.date.available | 2012-07-31T11:20:43Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | Rech, L. R. (2010) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4255 on-line | - |
dc.identifier.issn | 1984-4247 Impresso | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3559 | - |
dc.description | RECH, Luiz Ricardo. O ato livre e a criação artística: relações entre a filosofia de Bergson e a literatura de Proust. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 61-68, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | Exists a strong relationship between Bergson’s philosophy and art. The tendency of his thought to the study of psychological questions establish a continuous dialogue with art, be by the use of metaphor and poetical images, be by the references that can be found in his texts, especially in respect to the study of subjectivity. In other way, analyzing the Proust’s work can be perceived there, in many moments, a clear example of what Bergson called pure duration. Two approaches can be done: the duration according to the narrator character of No Caminho de Swann is constructed; and the memories of the own author, essentials to the creation of the environment where the psychological profiles can be developed by his artistic expression. In this intersection, seems to us feasible to suggest, in this way, a comparison between the free action ruled on the duration and the artistic production like an expression of the duration of that creates, considering in foundation the bergsonian interpretation of this questions. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Argumentos Revistas de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Tempo | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Duração | pt_BR |
dc.subject | Time | pt_BR |
dc.subject | Creation | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Duration | pt_BR |
dc.title | O ato livre e a criação artística: relações entre a filosofia de Bergson e a literatura de Proust | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Há uma forte relação entre a filosofia de Bergson e a arte. A tendência do seu pensamento ao estudo das questões psicológicas estabelece um diálogo constante com a arte, seja pelo uso da metáfora e das imagens poéticas, seja pelas referências que se encontram em seus textos, principalmente no que diz respeito ao estudo da subjetividade. Por outro lado, analisando-se a obra de Proust pode-se perceber ali, em muitos momentos, um claro exemplo do que Bergson chamou de duração pura. Duas podem ser as aproximações: a duração segundo a qual se constrói o personagem narrador de No Caminho de Swann; e as memórias do próprio autor, fundamentais para a criação do ambiente onde os perfis psicológicos se desenvolvem mediante a sua expressão artística. Nesse intercurso, parece-nos viável propor, dessa forma, um paralelo entre o ato livre pautado na duração e a produção artística como expressão da duração daquele que cria, tomando por base a interpretação bergsoniana dessas questões. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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