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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Salgado, José Ronaldo Aguiar | - |
dc.contributor.author | Sousa, Juliana | - |
dc.contributor.author | Paiva, Natália | - |
dc.contributor.author | Dutra, Giselle | - |
dc.contributor.author | Bonfim, Giselle | - |
dc.contributor.author | Meneses, Érika Bezerra de | - |
dc.contributor.author | Mourão, Rachel | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Amanda Queirós Gondim | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-10T11:29:36Z | - |
dc.date.available | 2018-09-10T11:29:36Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | Sousa, J.; Paiva, N.; Dutra, G.; Bomfim, G.; Meneses, E. B.; Mourão, R.; Bezerra, A. Q. G.; Salgado, J. R. A. (2006) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35576 | - |
dc.description | SAMPAIO, Flávio. Bailarino ousou apaixonar-se, dançar e transformar em arte a vida de Paracuru. Revista Entrevista, Fortaleza, n. 17, p. 57-85, jul. 2006. Entrevista concedida a Juliana Sousa, Natália Paiva, Giselle Dutra, Gabriel Bomfim, Érika Bezerra de Meneses, Raquel Mourão e Amanda Queirós Gondim Bezerra. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrevista | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dedicação | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.title | Bailarino ousou apaixonar-se, dançar e transformar em arte a vida de Paracuru | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Atenção! Preparação... Música ao piano... Isso! É cinco, seis, sete, oito... A cena está pronta para receber a dança. Concentração, esforço c dedicação prenunciam, no aquecimento, os movimentos encadeados que estão por vir. As palavras ditadas pelo professor são o alfabeto com o qual o corpo do bailarino se aiticula: plié, grand plié, suplesse, port de brás. A gota de suor escorre pelo rosto e embaça a vista. Os músculos, eternamente contraídos, reclamam. A técnica exige demais deles, exige entrega total para viabilizar a dança pretendida. No entanto, não só de técnica vive o bailarino, mas de todo o sentimento que emana de seu corpo. É por isso que, mesmo garoto, sem ter ainda versado sobre as notações do balé clássico, cra dança o que o corpo de um certo Flávio Sampaio encenou há vários anos, sobre um palco vazio, diante de uma platéia igualmente inexistente, ao som de uma música convidando-o insistentemente para fazer-se uno a ela. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ICA - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2006_art_fsampaio.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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