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Tipo: TCC
Título: Análise do atraso de ignição e da fração de combustível queimada na combustão pré-misturada utilizando-se misturas biodiesel-diesel
Autor(es): Gomes, Felipe Augusto Ferreira
Orientador: Bueno, André Valente
Palavras-chave: Ester metilílico de ácido graxo;Liberação de calor;Função de Wiebe
Data do documento: 2016
Citação: GOMES, F. A. F. (2016)
Resumo: O impacto das misturas de biodiesel derivados do óleo de soja, óleo de mamona e sebo bovino ao diesel mineral sobre o atraso de ignição e características da combustão foram analisados nesse trabalho. A atraso de ignição foi encontrado usando os dados da derivada da pressão no cilindro e da bomba de injeção. A combustão foi analisada através da fração de combustível queimado na fase pré-misturada da combustão empregando os dados experimentais da taxa de liberação de energia com um novo método de função simples de Wiebe. As medições ocorreram em ensaios dinamométricos em três regimes de carga utilizando-se um motor diesel turbo-alimentado de porte médio. Os combustíveis testados foram misturas B20 dos biodieseis e diesel mineral. Os resultados apontam que as misturas com biodiesel apresentam menores atrasos de ignição devido ao maior número de cetano dos biodieseis, sendo o sebo bovino o que apresentou menor atraso. Os valores das frações de combustível queimado para as misturas B20 foram inferiores aos do diesel com exceção da mamona. O comportamento divergente da mamona pode ser atribuÍdo a sua longa penetração do spray.
Abstract: The impact on ignition delays and combustion characteristics of biodiesel into diesel blends derived from soy oil, castor oil and bovine tallow were conducted on this paper. The ignition delay was found by using experimental data of derived pressure and injection pump pressure. The combustion was analyzed by the fuel fraction burnt on pre-mixed combustion phase employing experimental data of heat release rate together with the method of a single Wiebe function. Experimental data was measured in dynamometric test under three different loads conducted on a medium size turbocharged diesel engine. The tested fuels were B20 blends of biodiesel and mineral diesel. The results indicate that biodiesel blends show shorter ignition delays due to its higher cetane number, being bovine tallow the shortest one. The values of fuel fraction burnt for B20 were lower than those for mineral diesel, castor being an exception. The unlike behavior of castor could be explained by its longer spray penetration.
Descrição: GOMES, Felipe Augusto Ferreira. Análise do atraso de ignição e da fração de combustível queimada na combustão pré-misturada utilizando-se misturas biodiesel-diesel. 2016. 36 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35559
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