Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35539
Tipo: TCC
Título: Manutenção de subestações classe 15 kv, procedimentos e ensaios segundo normas aplicáveis da ABNT e MTE
Autor(es): Soares, Lucas Lima
Orientador: Castelo Branco, Carlos Gustavo
Palavras-chave: Subestação;Manutenção;Ensaios elétricos;Procedimentos;Segurança
Data do documento: 2013
Citação: SOARES, Lucas Lima. Manutenção de subestações classe 15 kv, procedimentos e ensaios segundo normas aplicáveis da ABNT e MTE. 2013. 105 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta os conceitos, histórico e evolução das técnicas de manutenção para obtenção do aumento dos níveis de confiabilidade no sistema e minimização dos custos por eventuais falhas. É feita uma explanação sobre os tipos de subestações existentes. O foco principal deste trabalho é a manutenção de subestações classe de tensão 15 kV com uma abordagem sobre os equipamentos que a compõem e descrição dos ensaios de manutenção, assim como a análise de seus respectivos resultados. São mostrados diversos dispositivos utilizados para a realização dos ensaios nos equipamentos e procedimento para utilizá-los de acordo com as normas da ABNT. São descritos procedimentos de segurança para a minimização dos riscos em serviços em eletricidade conforme NR- 10 e também é demonstrado um método para a realização da medição da resistência de aterramento da subestação com intuito de verificar se a mesma possui um valor de resistência inferior ao recomendado pela norma NBR 14039/2005.
Abstract: This paper presents the concepts, history and evolution of maintenance techniques for obtaining increased levels of system reliability and minimization of costs for any failure. It made an explanation about the types of existing substations. The main focus of this work is the maintenance of substation voltage class 15 kV with an approach on the equipment that comprise description of the tests and maintenance, as well as analysis of their results. Shown are various devices used to perform the tests on the equipment and procedure to use them according to the ABNT. Safety procedures are described for minimizing the risks to electricity services as well as NR-10 is shown a method for performing the measurement of earth resistance of the substation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35539
Aparece nas coleções:ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_llsoares.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.