Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35534
Tipo: TCC
Título: Influência da matéria orgânica total na análise de nitrogênio total, por espectrofotometria derivativa (Ed)
Autor(es): Albano, Aline Maia Ferreira
Orientador: Becker, Helena
Palavras-chave: Matéria orgânica Total (MOT);Nitrogênio Total(NT) por ED;NT pela coluna de cádmio;Solução oxidante de persulfato de potássio
Data do documento: 2015
Citação: ALBANO, Aline Maia ferreira. Influência da matéria orgânica total na análise de nitrogênio total, por espectrofotometria derivativa (Ed). 2015. 34 f. Monografia (Graduação em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: Neste trabalho foi desenvolvido uma investigação sobre a influência da matéria orgânica total (MOT) no método do Nitrogênio Total (NT) por espectrofotometria derivativa (ED),onde através da análise de amostras de águas brutas, monitoradas pela COGERH e cuja a concentração do MOT foi previamente determinada pelo método do Carbono Orgânico Total (COT) e comparado com o parâmetro da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) para águas consideradas da classe 2, foi constatado que em amostras com teores de MOT entre 2,4±0 e 6,4±0 mgL -1 não foi notado nenhum comportamento anômalo no espectro. Contudo na amostra com o teor de MOT em 16±0 mgL- 1foi observado o aparecimento de duas bandas, uma positiva e a outra negativa.Com isto, presumiu-se que o teor de matéria orgânica existente nas amostras, poderia sim ocasionar uma influência negativa no método do NT por ED.Com o intuito de propor uma resolução para amenizar e / ou eliminar este interferente, sem contudo alterar de forma drástica esta metodologia, foi elaborado o estudo que verificou a influência da concentração da solução oxidante de persulfato de potássio na determinação do NT por ED, onde foi utilizado quatro concentrações distintas, incluindo a concentração usual no método (0,54% = 2,1 mL),onde a concentração que apresentou um comportamento satisfatório, em todos os teores de MOT aqui analisados, foi a de 0,77%(3 mL) de solução oxidante de persulfato de potássio, cujo no estudo da linearidade obteve-se também o melhor coeficiente de correlação (0,9947). Outro estudo realizado foi à comparação do método do NT por ED com o método tradicional, o da redução pela coluna de cádmio usualmente utilizado pelo Laboratório de Análises Químicas (LAQUIM)-UFC, onde através do método estatístico do teste T foi determinado que os resultados, obtidos pelas duas metodologias distintas, foram semelhantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35534
Aparece nas coleções:QUÍMICA - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_amfalbano.pdf439,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.