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dc.contributor.advisorLamary, Pierre Maurice Christophe-
dc.contributor.authorCastro, Rafael Linhares Morais de-
dc.date.accessioned2018-09-05T18:09:13Z-
dc.date.available2018-09-05T18:09:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCASTRO, R. L. M. de (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35511-
dc.descriptionCASTRO, Rafael Linhares Morais de. Análise linear estática por elementos finitos das armaduras de segurança de carros de corrida: estudo comparativo entre aço e alumínio. 2016. 80 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph intents to determine the feasibility of the use of aluminum alloys in the manufacture of the safety armor of the race cars. The International Automobile Federation (IAF) has a standard for the design and construction of the security armor, which are installed on touring race cars in various automotive categories. According to this standard, the safety cage must have a tubular structure in carbon steel, but does not mention the possibility of using other materials. A comparative study between a computer model of a safety harness in carbon steel and other aluminum, using a finite element simulation for static structural analysis. Engineers that works with competitive sports, such as motor racing, are always striving to improve the performance of vehicles. A parameter that is constantly used by engineers to improve the performance of vehicles is the power-to-weight ratio. Based on this ration, the work on this monograph aims to establish a comparison between the characteristics of the two materials mentioned. The study showed modeling difficulty when using the finite element method, either with the one-dimensional or three-dimensional model, due to the stress concentrations in the junctions of the rollcage tubes. For the comparative study, the high-strength aluminum alloy rollcage led to a 56 % weight reduction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArmadura de segurançapt_BR
dc.subjectAutomobilismopt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectModelagem 3Dpt_BR
dc.subjectLigas de alumíniopt_BR
dc.titleAnálise linear estática por elementos finitos das armaduras de segurança de carros de corrida: estudo comparativo entre aço e alumíniopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho busca verificar a viabilidade do uso de ligas de alumínio na fabricação das armaduras de segurança dos carros de corrida. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) possui uma norma para o projeto e construção das armaduras de segurança, as quais são instaladas em carros de corrida de turismo de diversas categorias automotivas. Segundo essa norma, a armadura de segurança deve possuir uma estrutura tubular em aço-carbono, mas não cita a possibilidade da utilização de outros materiais. Foi realizado um estudo comparativo entre um modelo computacional de uma armadura de segurança em aço-carbono e outra em alumínio, através de simulações por elementos finitos em análise estrutural estática. Engenheiros que trabalham com esportes competitivos, como o automobilismo, estão sempre em busca de melhorar o desempenho dos veículos. Um parâmetro que é constantemente usado por engenheiros para melhorar o desempenho dos veículos, é a relação “peso x potência”. A partir dessa relação, este estudo se propõe a estabelecer um comparativo entre as características dos dois materiais citados. O estudo mostrou dificuldade de modelização no método dos elementos finitos, seja com o modelo unidimensional ou tridimensional, devido as concentrações de tensões nas junções dos tubos da armadura de segurança. Para o estudo comparativo, com uma liga de alumínio de alta resistência e com um mesmo critério de avaliação, a armadura de segurança em alumínio apresentou uma redução de peso de 56% com relação à armadura de segurança em aço.pt_BR
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