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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Jaqueliny Rodrigues-
dc.contributor.authorPagliuca, Lorita Marlena Freitag-
dc.contributor.authorBarbosa, Eryjosy Marculino Guerreiro-
dc.contributor.authorMaia, Evanira Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-09-05T14:41:54Z-
dc.date.available2018-09-05T14:41:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOARES, J. R. et al. Aquisição de conhecimento para comunicação na consulta de enfermagem com o cego. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3490, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35491-
dc.description.abstractObjective: to evaluate the acquisition of knowledge of nurses in the nursing consultation on communication with blind patients. Methods: evaluation research, carried out by questionnaires applied before and after the experience of an educational program of an e-learning course. We used Contextual Lexical Analysis software for a Set of Text Segments for lexical analysis of the data. Results: 24 nurses participated in the pre-test and 11 in the test. Before the course, there was limited dominance in the thematic, especially in the non-verbal form. There was a predominance of the use of speech and writing in the nursing consultation. After the course, elements, we observe the apprehension of forms and functions of verbal communication; Improvment of non-verbal theories dominance; And their applications in the consultation with blind patients. Conclusion: the educational program allowed the nurses to acquire knowledge of verbal and non-verbal communication with blind patients in the nursing consultation in primary care.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectComunicação em Saúdept_BR
dc.subjectPessoas com Deficiência Visualpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleAquisição de conhecimento para comunicação na consulta de enfermagem com o cegopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: avaliar a aquisição de conhecimento de enfermeiros na consulta de enfermagem sobre comunicação com o cego. Métodos: pesquisa avaliativa, realizada por questionários aplicados antes e após a vivência de um programa educacional na modalidade de curso a distância. Utilizou-se o software Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto para análise lexical dos dados. Resultados: participaram 24 enfermeiros no pré-teste e 11 no pós-teste. Antes do curso, observou-se domínio limitado na temática, em especial da forma não verbal. Houve predomínio do uso da fala e da escrita na consulta de enfermagem. Após o curso, houve apreensão de elementos, formas e funções da comunicação verbal; melhoria do domínio das teorias não verbais; e suas aplicações na consulta com o cego. Conclusão: o programa educacional permitiu a aquisição de conhecimentos de enfermeiros para comunicação verbal e não verbal com o cego na consulta de enfermagem na Atenção Primária.pt_BR
dc.title.enKnowledge acquisition on communication with blind patients in nursing consultationpt_BR
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