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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35485
Tipo: | Dissertação |
Título: | Batucan(do) na escola Filomena Martins dos Santos em Cruz/CE: processo de musicalização (étnico-racial e educação ambiental) através das práticas percussivas |
Autor(es): | Pereira, Lidonildo Costa |
Orientador: | Costa, Marco Túlio Ferreira da |
Palavras-chave: | Práticas percussivas;Musicalização (étnico-racial/educação ambiental);Escola Pública;Percussive practices;Public school |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | Pereira, Lidonildo Costa. Batucan(do) na Escola Filomena Martins dos Santos em Cruz/CE: processo de musicalização (étnico-racial e educação ambiental) através das práticas percussivas. 2018. 218f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | A linguagem percussiva é uma área do conhecimento musical de grande importância para o desenvolvimento educativo e formativo de um indivíduo como sujeito social. Principalmente na educação infantil e na adolescência uma vez que, esse conhecimento envolve e desenvolve aspectos necessários à formação humana como a expressão, a coletividade, a psicomotricidade e a reflexão. Ao associar outras questões importantes e atuais como as questões étnico-raciais e ecológicas, cria-se uma tríade que é chave para o meu trabalho de dissertação. A presente pesquisa investiga a experiência de um grupo percussivo: Batucan, vivida e desenvolvida com alunos da Escola Pública Filomena Martins dos Santos na cidade de Cruz-CE. Esse grupo utiliza além das suas práticas musicais coletivas, a confecção de seus próprios instrumentos, criados em oficinas com materiais recicláveis. Como os ritmos trabalhados são do repertório afro-brasileiro, cria-se um link para a abordagem de temáticas ligadas a educação étnico-racial. Portanto, é nessa perspectiva Musical, Ecológica e Étnico-Racial, que o projeto foi construído e desenvolvido. O objetivo geral é analisar esse processo formativo dos integrantes do grupo Batucan através das práticas percussivas em um contexto de musicalização na escola, no período de 2016 a 2018. Para dar suporte a estas discussões, trago os estudos dos pesquisadores: Santos, Catherine (2013, 2017) e Schrader (2011) sobre contextos teóricos voltados às práticas percussivas em grupo. Penna (2015) sobre os estudos voltados à musicalização. Brito, Teca (2003) tratando da importância da oficina reciclável para o aprendizado musical e Cunha Jr. (2011) abordando a valorização de práticas educativas que incentivem a sensibilização dos alunos quanto às questões étnico-raciais. A metodologia escolhida para os propósitos desta pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Seu caminho metodológico foi o da pesquisa-ação. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se: entrevistas semiestruturadas e questionários escritos, além de observações e anotações de ensaios, apresentações, encontros, capacitações e aulas de campo em que os alunos do grupo participaram no período de 2016 a 2018. Por fim, este estudo apresenta ao leitor(a) as experiências formativas de um grupo musical que utiliza suas práticas percussivas como a principal proposta de musicalização na escola, articulando áreas educacionais ligadas às questões étnico-raciais e ecológicas. |
Abstract: | Percussive language is an area of musical knowledge of great importance for the educational and formative development of an individual as a social subject. Especially in early childhood and adolescence since this knowledge involves and develops aspects necessary for human formation such as expression, collectivity, psychomotricity and reflection. By associating other important and current issues such as ethno-racial and ecological issues, a triad is created that is key to my dissertation work. The present research investigates the experience of a percussive group: Batucan, lived and developed with students of Filomena Martins dos Santos Public School in the city of Cruz-CE. This group uses in addition to its collective musical practices, the making of its own instruments, created in workshops with recyclable materials. As the rhythms worked are from the Afro-Brazilian repertoire, a link is created to approach themes related to ethnic-racial education. Therefore, it is from this Musical, Ecological and Ethnic-Racial perspective that the project was constructed and developed. The general objective is to analyze this formative process of the members of the Batucan group through the percussive practices in a context of musicalization in the school, from 2016 to 2018. To support these discussions, I bring the studies of the researchers: Santos, Catherine (2013 , 2017) and Schrader (2011) on theoretical contexts focused on percussive group practices. Penna (2015) on the studies focused on musicalization. Brito, Teca (2003) discussing the importance of the recyclable workshop for musical learning and Cunha Jr. (2011) addressing the valuation of educational practices that encourage students to raise their awareness of ethnic-racial issues. The methodology chosen for the purposes of this research had a qualitative approach. His methodological path was that of action research. Data collection instruments were used: semi-structured interviews and written questionnaires, as well as observations and notes on essays, presentations, meetings, trainings and field classes in which students from the group participated in the period from 2016 to 2018. Finally, this study presents to the reader the formative experiences of a musical group that uses its percussive practices as the main proposal of musicalization in the school, articulating educational areas related to ethno-racial and ecological issues. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35485 |
Aparece nas coleções: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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