Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Sandra Maria dos-
dc.contributor.authorLima, Rodrigo Santos-
dc.date.accessioned2018-08-27T17:17:55Z-
dc.date.available2018-08-27T17:17:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLIMA, Rodrigo Santos. Inovações no mercado automobilístico no contexto dos veículos menos poluentes: período 2005 a 2014. 2015. 32 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35167-
dc.description.abstractThe automotive market is one of the most important industrial activities, which generates huge investments and revenues. This work has as main objective to analyze the innovations of the automotive market in the context of cleaner vehicles. It also aims to focus on innovation in the automotive sector, which is at work approached the vehicle theme cleaner. For this research we used secondary data made possible through the analysis of these data in graphs and tables, notice that these two variables cannot be positively related. The data are for the years 2005 to 2014. The study found that the correlations between spending on R & D, market share and revenues are weak, that the type of least market preferred polluting vehicle is the hybrid that worldwide sales of such vehicle are concentrated in developed countries and in Brazil the niche market share is very small.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectPoluentespt_BR
dc.titleInovações no mercado automobilístico no contexto dos veículos menos poluentes: período 2005 a 2014pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO mercado automobilístico é umas das atividades industriais mais importantes, que gera enormes investimentos e receitas. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as inovações do mercado automotivo no contexto dos veículos menos poluentes. Visa também dar enfoque na inovação do setor automobilístico, que no trabalho é abordado o tema de veículos menos poluentes. Para isto a pesquisa utilizou-se de dados secundários que possibilitou, através da análise desses dados em gráficos e tabelas, perceber que essas duas variáveis não podem ser relacionadas positivamente. Os dados são referentes aos anos de 2005 a 2014. O trabalho verificou que as correlações entre gastos em P&D, market share e receita são fracas, que o tipo de veículo menos poluente preferido do mercado é o híbrido, que as vendas mundiais desse tipo de veículo se concentram em países desenvolvidos e que no Brasil a participação de nicho de mercado é muito pequena.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_rslima.pdf392,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.