Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Cícero Marcos Tavares-
dc.contributor.authorQueiroz Filho, Herivelton Távora de-
dc.date.accessioned2018-08-23T23:20:39Z-
dc.date.available2018-08-23T23:20:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationQUEIROZ FILHO, Herivelton Távora de. Descrição do sistema de tração elétrica aplicado ao metrô de Fortaleza (METROFOR). 2018. 83 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35058-
dc.description.abstractThe present work gives a detailed description about the electric traction system applied on the Fortaleza subway. The southern line is the only line electrified. All research was done to explain the nuances of the train's motion dynamics and how the system behaves at every variation of the engine effort. The rectification zone of the traction substation was minuted, explaining its physical composition, the reason for the use of power semiconductors (diodes), the snubbers circuits and the protection cubicles, besides the attached plant in CAD of the electric traction system. The electric traction network was scanned, showing all the components of its support, it was also spoken about the current sensor (pantograph) that feeds the drive circuits, how the contact wires were arranged and their cross-sectional shape, besides showing the problems associated with leakage currents on the metal pipes and how this problem was solved. Finally, it is spoken of the motor drive circuit, such as theoretical introduction to the three-phase induction motor, the form of control associated with frequency inverters, dynamic and regenerative braking and regenerative braking control through the brake choppers, being concluded with a schematic of activation of the train made by the author.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrem elétricopt_BR
dc.subjectDinâmica do movimentopt_BR
dc.subjectSubestação de tração elétricapt_BR
dc.subjectRede aérea de traçãopt_BR
dc.subjectCircuito de acionamento do trempt_BR
dc.titleDescrição do sistema de tração elétrica aplicado ao metrô de Fortaleza (METROFOR)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho faz uma descrição detalhada do sistema de tração elétrica aplicado ao metrô de Fortaleza. A linha sul, única linha do metrô eletrificada é onde acontece o estudo. Foi feito toda uma pesquisa afim de explicar as nuances da dinâmica do movimento do trem e como o sistema se comporta a cada variação do esforço do motor. A zona de retificação da subestação de tração foi minuciada, sendo explicado sua composição física, o motivo do uso de semicondutores de potência (diodos), os circuitos snubbers e os cubículos de proteção, além da planta em anexo em CAD do sistema de tração elétrica. A rede de tração elétrica foi detalhada, sendo mostrada todo os componentes de seu suporte, foi falado também sobre o captor de corrente (pantógrafo) que alimenta os circuitos de acionamento, como é disposto os fios de contato e sua forma transversal, além de mostrar os problemas associados as correntes de fuga sobre as canalizações metálicas e como foi resolvido esse problema. Por fim, é falado do circuito de acionamento dos motores, como, a introdução teórica ao motor de indução trifásico, a forma de controle associada com inversores de frequência, as frenagens dinâmicas e regenerativa e o controle da frenagem regenerativa através dos choppers de frenagem, sendo concluído com um esquemático de acionamento do trem feito pelo próprio autor.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_htqueirozfilho.pdf3,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.