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dc.contributor.advisorGuerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque-
dc.contributor.authorFerreira, Jade Gomes de Sousa-
dc.date.accessioned2018-08-23T18:44:19Z-
dc.date.available2018-08-23T18:44:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFerreira, J. G. S.; Guerra, M. A. M. A. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35041-
dc.descriptionFERREIRA, Jade Gomes de Sousa. O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz. 2018. 76f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.description.abstractThis is a research about understanding the relationship of marketing with community libraries. In this proposal cultural actions are presented as a strategy of marketing dissemination. This is a study to analyze the relevance of marketing to community libraries, from this objective the following specific objectives derive: to draw a theoretical panorama of marketing and its relations with information units; identify the tools used by the library for the construction of marketing; and, to verify if the marketing favors the activities of cultural action developed by the library. The research methodology used in this study was a qualitative research, carried out in the form of an exploratory and field study, based ton a bibliographic review, where the users and the manager of the Community Library of Childhood were studied. The data collection instruments used were observation, semi-structured and informal interviews, carried out in two moments, one with the manager, and the other with the users. The results demonstrate the importance of marketing in the community library, recognizing it as fundamental to strengthen the relationship with the community, as well as the dissemination of products and services, thus ensure the survival of the library. We conclude that the cultural actions promoted by the community library, aim at the perspective of a socio-cultural project, that is, manifest the various forms of expressions of the community, and marketing has the role of strengthening the appeal of these manifestations, synthesizing the values that the people want spread.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBiblioteca comunitáriapt_BR
dc.subjectAção culturalpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCommunity librarypt_BR
dc.subjectCultural actionpt_BR
dc.titleO marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Felizpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata-se de uma pesquisa acerca do entendimento da relação do marketing com as bibliotecas comunitárias. Nesta proposta as ações culturais se apresentam como uma estratégia de divulgação de marketing. Objetivo geral é analisar a relevância do marketing para as bibliotecas comunitárias, deste objetivo decorrem os objetivos específicos: traçar um panorama teórico do marketing e suas relações com as unidades de informação; identificar as ferramentas utilizadas pela biblioteca para a construção do marketing; e, verificar se o marketing favorece as atividades de ação cultural desenvolvidas pela biblioteca. A metodologia utilizada neste estudo foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada sob a forma de um estudo exploratório e de campo, embasada de uma revisão de literatura, onde foram estudados os usuários e a gestora da Biblioteca Comunitária Criança Feliz. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação, a entrevista semiestruturada e informal, realizados em dois momentos, um com a gestora, e outro com os usuários. Os resultados obtidos demonstram a importância do marketing na biblioteca comunitária, reconhecendo-o como fundamental para estreitar o relacionamento com a comunidade, e também para a divulgação de produtos e serviços, e assim, garantir a sobrevivência da biblioteca. Conclui-se que as ações culturais promovidas pela biblioteca comunitária, visam a perspectiva de projeto sociocultural, ou seja, manifestar as várias formas de expressões da comunidade, tendo o marketing o papel de fortalecer a rogativa dessas manifestações, sintetizando os valores que o povo deseja divulgar.pt_BR
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