Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35012
Tipo: Dissertação
Título: Venha e traga seu instrumento: reflexões sobre a orquestra-escola do Ceará e seu processo poético-pedagógico
Autor(es): Pereira, Elismário dos Santos
Orientador: Albuquerque, Luiz Botelho de
Palavras-chave: Orquestra-escola;Narrativas;Habitus musical;Orchestra-school;Narratives;Musical habitus
Data do documento: 2018
Citação: PEREIRA, Elismário dos Santos. Venha e traga seu instrumento: reflexões sobre a orquestra-escola do Ceará e seu processo poético-pedagógico. 2018. 93f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: A pesquisa teve como proposta analisar os efeitos percebidos por uma prática musical coletiva que executa, essencialmente, a música de compositores que contam histórias cearenses pelas melodias do canto e dos instrumentos. Esta investigação do projeto artístico Orquestra-Escola do Ceará e suas potencialidades, discute a experiência de músicos participantes em seu processo poético-pedagógico de formação, buscando compreender o habitus musical gerado pelas vivências e práticas musicais nos campos formal e afetivo ao longo da existência de cada um na orquestra. Esta pesquisa foi realizada através de reflexões e subjetividades extraídas dos relatos dos agentes envolvidos sob a perspectiva de uma inter-relação das epistemologias de Praxiologia e abordagem em Histórias de Vida em Formação, adotando entrevistas narrativas com alunos e professores que participaram efetivamente de apresentações didáticas, oficinas e concertos realizados de janeiro de 2016 a março de 2017 em Fortaleza, na forma de uma pesquisa participante.
Abstract: The research had the purpose of analyzing the effects perceived by a collective music practice that essentially performs the music of composers who tell stories from Ceará through the melodies of song and intruments. This investigation of the artistic project of the Orchestra-School of Ceará and its potentialities discusses the experience of musicians participating in their poetic-pedagogical process of formation, seeking to understand the musical habitus generated by the experiences and musical practices in the formal and affective filds throughout existence of each one in the orchestra. This research was conducted through by the reflections and subjectivities extracted from the reports of the agents involved from the perspective of an interrelationship of the epistemologies of Praxiology and approach in Life Stories in Formation, adopting narrative interviews with students and teachers who participated effectively in didactic presentations, workshops and concerts held from January 2016 to March 2017 in the Fortaleza, in the form of a participant research
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35012
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_edspereira.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.