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dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorAraújo, Victor Gentil Leite de-
dc.date.accessioned2018-08-23T11:44:46Z-
dc.date.available2018-08-23T11:44:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, Victor Gentil Leite de. Alfabetização científica e a disciplina biologia em uma escola de ensino médio. 2016. 51 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35004-
dc.description.abstractBiology subject taught in basic education is based on the National Curriculum Standards, trying to accomplish their skills and abilities described in the official document. This discipline was analyzed, based on research with students of a public school in Fortaleza. Scientific literacy definition was used to understand how students use the knowledge acquired in the classes. It was found that most students are at the functional level, being able to memorize and repeat what was discussed in class, but not finding applicability to this knowledge. This is because the Biology discipline is considered, by the students, purely content and difficult to understand. The excessive use of technical language, by teachers, contributes to this view from the students. The lack of use of other physical spaces, beyond the classroom also contributes to this, as the Biology discipline deals with the diversity of living things. The skills and competencies outlined by the National Curriculum Standards would be best achieved, as well as students could reach other scientific literacy levels if the classes were held in other spaces.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectBiology educationpt_BR
dc.subjectNational Curriculum Standardspt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleAlfabetização científica e a disciplina biologia em uma escola de ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA disciplina Biologia ministrada no Ensino Básico tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, tentando cumprir com as competências e habilidades descritas no documento oficial. Foi analisada essa disciplina, a partir de pesquisa com alunos em uma escola pública na cidade de Fortaleza. Utilizou-se a definição de alfabetização científica para compreender como os alunos utilizam os conhecimentos adquiridos nas aulas. Constatou-se que a maioria dos alunos encontra-se no nível funcional, sendo capazes de memorizar e repetir o que foi abordado em sala, porém, não encontrando aplicabilidade para esse conhecimento. Isso ocorre porque a disciplina Biologia é considerada, por parte dos alunos, conteudista e de difícil compreensão. O uso excessivo da linguagem técnica, por parte dos professores, contribui para essa opinião dos jovens. A falta de uso de outros espaços físicos, além da sala de aula, também contribui para isso, pois a disciplina Biologia trata da diversidade dos seres vivos. As habilidades e competências descritas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais seriam melhor alcançadas, assim como os alunos poderiam atingir outros níveis de alfabetização científica, se as aulas fossem realizadas em outros espaços.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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