Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34942
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Rita Helena Sousa Ferreira | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Maria das Dores | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-21T11:08:02Z | - |
dc.date.available | 2018-08-21T11:08:02Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Maria das Dores. As aulas de música enquanto espaço de formação crítica e identitária: da localização social dos sujeitos às pedagogias que fazem sentido no chão da escola. 2018. 144f. Dissertação ( Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34942 | - |
dc.description.abstract | This research investigated the musical preferences of the students of a municipal school in Juazeiro do Norte-CE, starting from their daily experiences, social location and identifications. Recognizing the impossibility of ignoring the mass access of students to the artistic works propagated by the Cultural Industry (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), we defend the innovation of music teaching in school based on musical appreciation, dialogue and critical formation of students, in order to favor a critical stance on mass culture. To deny the influence of this access in the daily life does not corroborate with the dialogue (BOHM, 1998) between school, experience (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) and sense (DUARTE Jr., 2000). The methodologies adopted were qualitative, allowing the evidence of the information in the light of the investigated subjects (MINAYO, GOMES and DESLANDES, 2009), and the action research, since it enables the researcher to analyze the data collected and their role as participants in the investigative process (BRANDÃO, 1987). Realizing that Cultural Industry hits did not represent student music was one of the main findings of this research. In defending their identifications (HALL, 2004, 2005) and social location, the students criticized the mass media and the marginalization of their music, listing and positioning RAP at the top of their preferences. This analysis pointed to the construction of a methodology that made sense on the floor of the school, which approached school and student, considering their daily lives and reverberating in a pedagogical fluency for teaching music in school. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Diálogo e cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Inovação no ensino de música | pt_BR |
dc.subject | Música e identificações | pt_BR |
dc.subject | Dialogue and everyday life | pt_BR |
dc.subject | Innovation in teaching music | pt_BR |
dc.title | As aulas de música enquanto espaço de formação crítica e identitária: da localização social dos sujeitos às pedagogias que fazem sentido no chão da escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Essa pesquisa investigou as preferências musicais dos alunos de uma escola municipal de Juazeiro do Norte-CE, partindo de suas vivências cotidianas, localização social e identificações. Reconhecendo a impossibilidade de ignorar o acesso massificado dos alunos às obras artísticas propagadas pela Indústria Cultural (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), defendemos a inovação do ensino de música na escola a partir da apreciação musical, do diálogo e da formação crítica dos estudantes, de modo a lhes favorecer uma postura crítica acerca da cultura de massa. Negar a influência desse acesso no cotidiano não corrobora com o diálogo (BOHM, 1998) entre escola, experiência (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) e sentido (DUARTE Jr., 2000). Constituindo-se em uma pesquisa social, as metodologias adotadas foram a qualitativa, por permitir a evidência das informações à luz dos sujeitos investigados (MINAYO, GOMES e DESLANDES, 2009) e, a pesquisa-ação, por possibilitar ao pesquisador a análise dos dados coletados e sua atuação como participante no processo investigativo (BRANDÃO, 1987). Perceber que os hits da Indústria Cultural não representavam a música dos alunos constituiu-se um dos principais achados dessa pesquisa. Ao defenderem suas identificações (HALL, 2004, 2005) e localização social, os alunos criticaram os meios de comunicação de massa e a marginalização da sua música, elencando e posicionando o RAP no topo de suas preferências. Essa análise apontou para a construção de uma metodologia que fizesse sentido no chão da escola, que aproximassem escola e aluno, considerando suas vivências cotidianas e reverberando em uma fluência pedagógica para o ensino de música na escola. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_mddbezerra.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.