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Tipo: TCC
Título: A integralização curricular do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará: percepção dos discentes
Autor(es): Rodrigues, Lays Souza
Orientador: Silva, Joelma Soares da
Palavras-chave: Secretariado - Formação (superior);Currículos - Educação superior
Data do documento: 2017
Citação: RODRIGUES, Lays Souza. A integralização curricular do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará: percepção dos discentes. 2017. 58 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos discentes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará acerca da integralização curricular do curso. Para o alcance do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa e quatitativa, a partir de uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo. Foram utilizados o questionário e a Escala de Likert como instrumentos de pesquisa, tendo como amostra discentes ativos do 6º e 8º semestre do curso. A análise foi realizada através de uma análise de conteúdo e análise estatística. Após a análise de conteúdo constatou-se que a integralização curricular do curso está adequada ao novo perfil do Secretário Executivo. Com a análise de dados constatou-se que os discentes do curso possuem algumas competências gerenciais necessárias para atuarem nos papéis gerenciais definidos por Quinn et al. (2003), porém, existem competências que não estão sendo alcançadas pelos discentes pesquisados. Constatou-se também que, na visão dos discentes, a integralização curricular do curso não oferta todos os conhecimentos necessários para o ingresso e permanência dos discentes no mercado de trabalho, porém, possuem conhecimentos para os mesmos atuarem em diversas funções e em diferentes organizações.
Abstract: The present work has as general objective to analyze the perception of the students of the course of Executive Secretariat of the Federal University of Ceará about the curricular payment of the course. To reach the proposed objective, a qualitative and quantitative research was carried out, based on documentary research and field research. The questionnaire and the Likert Scale were used as research instruments, having as a sample active students of the 6th and 8th semester of the course. The analysis was performed through a content analysis and statistical analysis. After the analysis of content it was verified that the curricular completion of the course is adequate to the new profile of the Executive Secretary. With the analysis of data it was found that the students of the course have some managerial skills necessary to act in the managerial roles defined by Quinn et al. (2003), however, there are skills that are not being achieved by the researched students. It was also observed that, in the view of the students, the curricular integration of the course does not offer all the necessary knowledge for the students' entry and stay in the labor market, but they have the knowledge to work in different functions and in different organizations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34921
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