Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, Tânia Saraiva de Melo-
dc.contributor.authorSilva, Raimundo Rodrigues da-
dc.date.accessioned2018-08-17T19:03:12Z-
dc.date.available2018-08-17T19:03:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Raimundo Rodrigues da. O uso de fanpage do Facebook como ferramenta de marketing digital. 2018. 57 f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34893-
dc.description.abstractThe constant advances in information and communication technologies in recent years have pushed the rise of a new interactive behavior model. With this idea in mind, the present work main goal was to investigate the use of fan page on Facebook as a digital marketing tool by financial operations companies, and have selected the companies Visa and Nubank Brasil. A total of 210 posts were analyzed in a qualitative way using a categorization of posts followed by a classification of contents. The results show that both companies use fan page on Facebook as a digital marketing tool, however, differing in the strategy of user publications in fan page: Nubank leaves its fan page completely opened for users publications, what seems to provide more interactions, while Visas fan page is closed to user posts. Regarding content targeting, by Visa and Nubank posts, it stands out that Visa is more dedicated to advertising while Nubank more the content information. Finally, it was possible to identify cases of success and failure, providing knowledge to small companies that wish to use social networks as a tool for digital marketing.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing Digitalpt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectFacebook (Rede Social on-line)pt_BR
dc.titleO uso de fanpage do Facebook como ferramenta de marketing digitalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs constantes avanços das tecnologias da informação e comunicação dos últimos anos impulsionaram o surgimento de um modelo de comportamento interativo. Pensando nisso, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar o uso da fanpage do Facebook como ferramenta de marketing digital por empresas de operações financeiras, e foram selecionadas as empresas Visa e Nubank Brasil. Foram analisados um total de 210 posts de forma qualitativa utilizando categorização de posts e classificação de conteúdo. Os resultados obtidos mostram que ambas as empresas utilizam fanpage no Facebook como ferramenta de marketing digital, porém, diferem na estratégia de publicações de usuários na fanpage: Nubank deixa a fanpage completamente aberta para publicações de usuários, motivo que parece proporcionar mais interações, enquanto a Visa deixa sua fanpage fechada. Em relação ao direcionamento de conteúdo dos posts Visa e Nubank, destaca-se que a Visa dedica-se mais à publicidade, enquanto a Nubank, mais a informação do conteúdo. Ao final, foi possível identificar casos de sucesso e casos de insucesso, contribuindo com conhecimento e aprendizado para pequenas empresas que desejam utilizar as redes sociais como ferramenta de marketing digital.pt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_rrsilva.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.