Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Sonia Regina Amorim-
dc.contributor.authorRocha, Thays Lyanny da Cunha Garcia-
dc.date.accessioned2018-08-17T14:43:26Z-
dc.date.available2018-08-17T14:43:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationROCHA, Thays Lyanny da Cunha Garcia. Organizações socialmente responsáveis: como praticam a responsabilidade social e a sustentabilidade. 2016. 60 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34882-
dc.description.abstractOrganizations are increasingly looking for differentials that keep them in the market, so renewing strategies to attract and retain customers are being constantly mapped out by companies. Social Responsibility can be in this context, a strategic way for companies to become differentiated in the market. Thus, the problem that permeates the research consists in knowing if the management practices adopted in the companies affiliated to the Association of the Industrial Districts of Ceará demonstrate actions of social responsibility. The general objective is: To identify how the companies affiliated to the Association of Industrial Districts of Ceará demonstrate social responsibility in their management, so the universe of research was composed of companies affiliated to this organization, using the criterion of sampling for accessibility or convenience. The sample was composed by organizations classified as companies, regardless of the sector in which they operate. It was verified that these companies understand what Social Responsibility is and that most of them have an incomplete perception about Sustainability, but they manage to relate both themes to some of the forms of sustainable development management. It was possible to identify that the actions of Social Responsibility developed by the companies, are being done in the form of continuous projects and some in a punctual way, in addition, the public more focused on these actions is that of employees, followed by the environment. Finally, it was verified that among the main objectives and purposes of the development of the actions of Social Responsibility by the companies, it stands out mainly the strategic and altruistic form, demonstrating a strategic vision of Social Responsibility.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectAdministração estratégicapt_BR
dc.titleOrganizações socialmente responsáveis: como praticam a responsabilidade social e a sustentabilidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs organizações cada vez mais buscam por diferenciais que as mantenham no mercado, dessa forma, a renovação de estratégias para captar e manter os clientes estão sendo constantemente mapeadas pelas empresas. A Responsabilidade Social pode ser nesse contexto, uma forma estratégica para empresas tornarem-se diferenciadas no mercado. Assim, a problemática que permeia a pesquisa consiste em saber se as práticas de gestão adotadas nas empresas filiadas a Associação das empresas dos Distritos Industriais do Ceará demonstram ações de responsabilidade social. O objetivo geral é: Identificar como as empresas filiadas a Associação das empresas dos Distritos Industriais do Ceará demonstram responsabilidade social em sua gestão, assim o universo da pesquisa foi composto pelas empresas filiadas a essa organização, utilizando-se o critério de amostragem por acessibilidade ou conveniência. A amostra foi composta pelas organizações enquadradas como empresas, independente do setor em que atuam. Constatou-se que essas empresas compreendem o que é Responsabilidade Social e que a maioria possui uma percepção incompleta acerca da Sustentabilidade, porém, conseguem relacionar ambos os temas com algumas das formas de gestão do desenvolvimento sustentável. Foi possível identificar que as ações de Responsabilidade Social desenvolvidas pelas empresas, estão sendo feitas em forma de projetos contínuos e algumas de forma pontual, além disso, o público mais focado nestas ações é o de colaboradores, seguido do meio ambiente. Por fim, verificou-se que dentre os principais objetivos e finalidades do desenvolvimento das ações de Responsabilidade Social pelas empresas, destaca-se principalmente a forma estratégica e altruísta, demonstrando uma visão estratégica da Responsabilidade Social.pt_BR
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_tlcgrocha.pdf622,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.