Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34878
Tipo: | TCC |
Título: | Estudar e trabalhar: impactos na formação acadêmica em Secretariado Executivo |
Autor(es): | Cosme, Patricia Cardoso |
Orientador: | Durante, Daniela Giareta |
Palavras-chave: | Secretariado - Formação profissional;Ensino superior - Formação acadêmica;Estudantes universitários - trabalhadores |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | COSME, Patricia Cardoso. Estudar e trabalhar: impactos na formação acadêmica em Secretariado Executivo. 2016. 59 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016. |
Resumo: | O trabalho e a educação estão intrinsecamente relacionados. Ao longo dos anos, a educação deixou de ser anterior ao trabalho para ser concomitante deste. Nesse sentido, é comum encontrar nas instituições de ensino superior o estudante que concilia atividades profissionais e formação acadêmica. Diante disso, constituiu-se a questão norteadora dessa pesquisa: de que forma o desenvolvimento de atividades profissionais durante a graduação impacta na formação acadêmica dos alunos de Secretariado Executivo? O objetivo geral é investigar de que forma o desenvolvimento de atividades profissionais durante a graduação impacta na formação acadêmica dos alunos concluintes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa se justifica, pois, diante da preocupação e, muitas vezes, da inevitável inserção do sujeito no mundo do trabalho ainda durante a graduação, se quer conscientizar a sociedade que esse fato gera vantagens e desvantagens para a formação e, consequentemente, para a carreira do profissional futuramente. Parte-se do pressuposto, portanto, que conciliar formação acadêmica e atividade profissional gera impactos positivos e negativos à formação. Inicialmente fez-se a revisão da literatura seguindo o posicionamento especialmente de Santos (1997), Frigotto (1998), Oliveira (2001), Gondim (2002), Delors (2006), Terribili Filho (2009) e Abrantes (2012), que identificam a relação da educação com o mercado de trabalho e como essa realidade interfere no processo de formação dos estudantes. Na sequência, foi feito o levantamento de dados com os discentes e docentes do curso. A pesquisa é qualitativa e descritiva. Para coletar os dados utilizou-se a técnica de questionário e para compreensão dos dados fez-se a análise descritiva e de conteúdo. Os resultados evidenciam que o perfil do estudante de Secretariado Executivo é de estudante-trabalhador ou trabalhador-estudante e que não conseguem realizar atividades comuns entre os graduandos, como: assistir as aulas de forma adequada, ir à biblioteca ou participar de atividades extraclasse que venham a complementar sua formação. A aplicação prática dos conhecimentos teóricos foi considerada a principal vantagem para ambos os sujeitos, professores e estudantes. Porém, os discentes admitem que isso reduz o tempo dedicado aos estudos. Os professores compartilham da mesma opinião, mas relatam que o trabalho possibilita o amadurecimento acadêmico e profissional do aluno e que é possível conciliar ambos os papéis, sem prejuízos significativos. |
Abstract: | The work and the education are intrinsically related. Over the years, the education stopped being previous to work, to be concomitant with this. In this sense, is common to find in the in the high education institutions, the student who conciliates professional activities and academic educations. On this, is the guiding question of this research: how the development of professional activities during graduation interferes in the academic formation from the students of Executive Secretariat? The general objective is investigate how the development of professional activities during the graduation impacts in the academic educations of the students of the Executive Secretariat course graduating of the Universidade Federal do Ceará (UFC). This research is justified because, the concern and oftentimes, of the inevitable insertion of individual into the job market still during graduation, it’s wanted raise awareness the society that this generates advantages and disadvantages for the formation and consequently, for the future professional career. Starting from the assumption, therefore, to reconcile academic formation and professional activities generates negatives and positives impacts the formation. Initially the review was carried out of literature, following the positioning especially Santos (1997), Frigotto (1998), Oliveira (2001), Gondim (2002), Delors (2006), Terribili Filho (2009) and Abrantes (2012), who identified the relationship of education with the job market and how this reality interferes in the student formation process. In this sequence, this collection data was done, with students and teachers of course. This research is qualitative and descriptive, for the data collected was used the technique of questionnaire, and the understanding of data made the descriptive analysis content. The results evidence that student of Executive Secretariat profile is a student – worker and cannot perform the common activities among undergraduates, as: attend class properly, go to library or participate in extra-class activities, which complement the academic formation. The practical application of theoretical knowledge was considered the principal advantage for subjects, teachers and students. However, the students admit that this reduces the time devoted to studies. The teachers share this view, however related That the work allows the academic and professional maturity of the student and that it is possible to reconcile both roles, without significant damages. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34878 |
Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_pccosme.pdf | 750,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.