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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34874
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Soares, Sonia Regina Amorim | - |
dc.contributor.author | Ramos, Lílian | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-17T14:33:48Z | - |
dc.date.available | 2018-08-17T14:33:48Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Lílian. Ensino profissionalizante e de nível superior em Secretariado: similaridades e diferenças. 2016. 66 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34874 | - |
dc.description.abstract | Secretaryship professionals are able to work in several types of organizations as well as the category has many formations. These professionals can obtain the following academic titles: technicians, technologists and bachelors. The lack of knowledge about how the formations of these professionals are structured and which areas of knowledge are prioritized in each teaching have motivated the present study. The main objective of the study is to identify the similarities and differences between courses of professional and undergraduate education in the area of Secretaryship. The methodology used was a qualitative research, based on a documentary survey. The research was developed through the analysis of the curriculum of the five courses in the Secretaryship area in Fortaleza, being two technical courses and three courses at the undergraduate education, two for technologists and three for bachelor degree. This is a qualitative and descriptive research. Analysis of the results shows that the Secretaryship formations of the five courses under study present remarkable similarities on the disciplines of the areas of knowledge that are presented in most of the curriculums analyzed and that the plurality of knowledge is a characteristic present in all teaching modalities of the area. Differences were also identified from the point of view of technical education in which theoretical knowledge is found; while in undergraduate education, the focus of learning is the knowledge in managerial processes and development of scientific production. There were also distinctions among subjects in analyzed specific areas offered by the technical courses but not available in the higher-level courses Similarities and atypicalities were observed between the analyzed curricular structures, reaching the proposed objectives and contributing to the investigation of the observed phenomena. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Secretariado - Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissionalizante | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Ensino profissionalizante e de nível superior em Secretariado: similaridades e diferenças | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os profissionais de Secretariado estão aptos a atuar em diversas organizações, bem como, são variadas as formações que a categoria possui. Os títulos que estes profissionais podem obter são os de técnico, tecnólogo e bacharel. A ausência de conhecimento sobre como estão estruturadas as formações desses profissionais e quais são as áreas do conhecimento priorizadas em cada ensino motivaram a realização do presente estudo, que tem como objetivo geral identificar quais as similaridades e diferenças existentes entre as disciplinas ofertadas pelos cursos de ensino médio profissional e pelos de ensino superior na área de Secretariado Executivo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e descritiva, a partir de um levantamento documental. A investigação foi desenvolvida através da análise das grades curriculares dos cinco cursos ofertados na área de Secretariado em Fortaleza, sendo dois cursos em ensino técnico de nível médio e três cursos em nível superior, sendo dois tecnólogos e um bacharelado. Após a análise dos resultados inferiu-se que as formações em Secretariado dos cinco cursos averiguados apresentam notáveis similaridades quanto as disciplinas das áreas do conhecimento apuradas que estão presentes na maior parte das matrizes analisadas e que a pluralidade de conhecimentos é uma característica presente em todas as modalidades de ensino da área. Identificaram-se também diferenças com relação ao enfoque do ensino técnico onde se encontram conhecimentos em âmbito tecnicista enquanto que no ensino superior, o foco do aprendizado são os conhecimentos em processos gerenciais e o desenvolvimento de produção científica. Observou-se também distinções entre as ofertas de disciplinas em áreas específicas analisadas que os cursos técnicos ofertam mas que não são disponibilizadas em parte dos cursos de nível superior. Foram assinaladas semelhanças e atipicidades entre as estruturas curriculares analisadas, alcançando os objetivos propostos e contribuindo para a investigação dos fenômenos observados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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