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Tipo: TCC
Título: A formação em Secretariado: o conhecimento transmitido a partir de cursos de especialização em assessoria executiva
Autor(es): Souza, Janaina da Silva
Orientador: Sousa, Elaine Freitas de
Palavras-chave: Secretariado - Formação acadêmica;Pós-graduação;Ensino superior - Brasil
Data do documento: 2016
Citação: SOUZA, Janaina da Silva. A formação em Secretariado: o conhecimento transmitido a partir de cursos de especialização em assessoria executiva. 2016. 84 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: A construção da identidade profissional é indiscutivelmente firmada na educação, sendo um processo desenvolvido com fundamento na continuação do aprendizado. Apesar dos diversos problemas que envolvem a educação superior, a pós-graduação tem sido o nível de maior crescimento, constituindo-se a parte de maior êxito do sistema de ensino brasileiro. No intuito de perceber alguma correspondência entre a formação em Secretariado Executivo e o conhecimento transmitido por cursos de especialização na área, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender se o conhecimento ofertado pelos cursos de pós-graduação lato sensu com formação em Assessoria Executiva está dando continuidade aos cursos de graduação em Secretariado Executivo a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. A técnica utilizada para o estudo constituiu-se de levantamento por meio do sistema cadastral de Instituições e Cursos de Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura para descobrir a quantidade de cursos de especialização da área de secretariado com formação em Assessoria Executiva, além de pesquisa documental para análise do conteúdo das estruturas curriculares e informações sobre a apresentação e os objetivos dos cursos, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Secretariado Executivo. As informações sobre os cursos foram obtidas, exclusivamente, nos sites das respectivas Instituições de Ensino Superior. A partir da análise dos resultados da pesquisa constatou-se haver relação de complementaridade entre a formação em Secretariado Executivo e o conhecimento ofertado por esses cursos. Foi identificado que o público-alvo da maioria dos cursos é direcionado aos profissionais da área secretarial, e nos os objetivos de cada curso é revelado que eles podem proporcionar o aprimoramento de competências e habilidades constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Secretariado Executivo. Além disso, as estruturas curriculares desses cursos correspondem aos conteúdos que devem ser contemplados na organização curricular dos cursos de graduação, estabelecidos nas referidas diretrizes que podem ser consideradas como parâmetro a direcionar esses cursos de especialização a proporcionar ampliação dos conhecimentos adquiridos na formação acadêmica.
Abstract: The construction of professional identity is indisputably firm in education, being a process based on the continuing learning. Despite the various problems that involve higher education, postgraduation has been the education level with the highest growth, constituting the most successful part of the Brazilian education system. With the aim of identifying some connection between the undergraduate studies in Executive Secretaryship and the knowledge imparted by related postgraduate courses in the same area, this research general objective is to understand if the knowledge offered by lato sensu postgraduate courses specialized in Executive Advisory is giving continuity to undergraduate course Executive Secretaryship starting at National Curriculum Guidelines. Data was collected through a research on the Ministry of Education’s cadastral system to find out the number of lato sensu postgraduate courses specialized in Executive Advisory. In addition, documentary research for content analysis of curriculum structure; information on presentation and objectives of the courses and National Curriculum Guidelines for Executive Secretaryship. The information on the courses were obtained, exclusively, from the websites of each Higher Education Institution. From the analysis of the results It was verified that there is a complementary relation was found between the studies in undergraduate courses of Executive Secretaryship and in postgraduate courses specialized in Executive Advisory. It was identified that target audience of most courses is directed to professionals in the secretarial area, and in the objectives of each course reveal that they aim to provide the improvement of competences and abilities contained in the National Curriculum Guidelines. Moreover, the curricular structures of these courses correspond to the contents that should be present in the curricular organization of the undergraduate courses established in the referred guidelines that can be considered as parameters to guide these courses of specialization and to provide amplification of the knowledge acquired in the academic formation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34873
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