Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34867
Tipo: TCC
Título: A disciplina de didática no processo de formação dos discentes em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Nascimento, Decya Emanuela Lima do
Orientador: Sousa, Elaine Freitas de
Palavras-chave: Secretariado - Formação acadêmica;Docência;Didática - Disciplina
Data do documento: 2016
Citação: NASCIMENTO, Decya Emanuela Lima do. A disciplina de didática no processo de formação dos discentes em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. 2016. 74 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: A atuação do profissional de Secretariado Executivo pode se dar em diversas áreas dentro das organizações empresariais, mas é preciso destacar outro ramo em que este profissional pode e deve atuar: na docência. A docência em Secretariado tem sido alvo de diversas pesquisas, porém existem poucos estudos sobre a disciplina de Didática em Secretariado analisando a docência como perspectiva profissional para os estudantes desse curso. Este trabalho tem como objetivo geral compreender as contribuições da disciplina de Didática em Secretariado para a formação dos discentes, que optaram pelo curso de Bacharelado em Secretariado Executivo, na Universidade Federal do Ceará. A metodologia utilizada foi qualitativa, a partir de um levantamento documental e uma pesquisa de campo. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de três estudantes do curso de Secretariado Executivo da UFC participantes da disciplina de Didática em Secretariado, no período de 2016.1. As técnicas de pesquisa utilizadas para o levantamento das informações foram o questionário, a análise documental e elementos da entrevista narrativa. Os dados foram analisados à luz da abordagem qualitativa, através de análise do discurso e da subjetividade do sujeito. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Após a análise dos resultados referente as contribuições da disciplina de Didática em Secretariado para a formação dos discentes, que optaram pelo curso de Bacharelado em Secretariado Executivo, na Universidade Federal do Ceará, foram os seguintes: as entrevistadas mostraram que não tem interesse em buscar a docência como uma perspectiva profissional pela falta de base pedagógica. Porém, vale ressaltar também que as participantes reconhecem que a disciplina de Didática em Secretariado é de suma importância, tendo em vista que, para os estudantes que tem interesse na docência, estes encontram suporte e incentivo ao magistério e a pesquisa por meio da disciplina de Didática ofertada no curso de Secretariado.
Abstract: An Executive Secretaryship professional is able to work in several areas within companies, but it is necessary to highlight a branch in which this professional can and should work: teaching. Teaching Secretaryship has been fairly well studied, however, there are few researches on the subject Didactics in Secretaryship that analyze teaching as a perspective profession for students. This research general objective is to understand the contributions of the subject Didactics in Secretaryship to the students of Executive Secretaryship at Federal University of Ceará (UFC). Methodology was qualitative. A documentary analysis and a field research were used to collect data. Three students of the mentioned course, who have attended Didactics in Secretaryship during the previous semester, participated on the research. A survey, a documentary analysis and elements from an autobiographical narrative interview were the research techniques. Discourse analysis and interviewees’ subjectivity were used to analyze data qualitatively. Therefore, this research is qualitative and descriptive. Concerning the contributions of the subject Didactics in Secretaryship to Executive Secretaryship students from UFC, the result is: interviewees showed no interest in teaching as a perspective profession due to the lack of pedagogical basis. However, participants recognize the Didactics in Secretaryship is extremely important, in view of the fact that students interested in teaching find support and encouragement to teach and to research through the subject offered during the course.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34867
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_delnascimento.pdf799,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.