Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34801
Tipo: TCC
Título: Estratégia empresarial: um estudo de caso em uma empresa cearense do ramo de atividade gráfica
Autor(es): Sousa, Clerislânia de Albuquerque
Orientador: Pitombeira, Suzete Suzana Rocha
Palavras-chave: Planejamento empresarial;Planejamento estratégico
Data do documento: 2010
Citação: SOUSA, Clerislânia de Albuquerque. Estratégia empresarial: um estudo de caso em uma empresa cearense do ramo de atividade gráfica. 2010. 59 f. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2010.
Resumo: Com o acirramento da competitividade no mundo empresarial, uma tendência crescente nessa área é a necessidade dos gestores adotarem uma postura estratégica com o intuito de planejarem-se para o futuro e manterem-se competitivos. Para que isso ocorra, as empresas precisam programar-se estrategicamente para o futuro, deixando de forma clara qual é sua missão e sua visão e quais são os seus objetivos futuros. Muitas organizações buscam modelos de apoio à decisão estratégica nos quais possam dar suporte aos objetivos organizacionais, sendo que nesse estudo de caso foram adotados três modelos de apoio à decisão: liderança de custo, diferenciação e enfoque como meta para melhoria de custos e direcionamento para mercados específicos tendo como objetivo traduzir a missão, estratégia e visão das organizações. Este trabalho apresenta estudo de caso buscando encontrar dentre os modelos de apoio à decisão estratégica existente qual melhor adapta-se a estrutura organizacional da empresa cearense do ramo de atividade gráfico: Marcoprint Indústrias Gráficas. A pesquisa revelou que os três modelos que foram adotados na organização podem ser inseridos, proporcionando futuramente uma maior eficácia na organização alinhada com os objetivos organizacionais da empresa analisada.
Abstract: With the intensification of competition in the business world, a growing trend in this area is the need for management to adopt a strategic posture in order to plan for the future and remain competitive. For this to occur, companies must set themselves strategically for the future, leaving the way clear what his mission and his vision and what are your future goals. Many organizations are looking for models to support strategic decision in which they can support the organizational objectives, and in this case study were adopted three models for decision support: cost leadership, differentiation and focus as a target for cost improvement and direction for markets specific aiming to translate the mission, vision and strategy of organizations. This paper presents a case study aiming to find out the models to support strategic decision exists which best fits the company's organizational structure Ceará branch activity graph: Marcoprint Graphic Industries. The survey revealed that the three models that were adopted in the organization can be inserted, providing greater efficiency in future organization aligned with the organizational objectives of the company analyzed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34801
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_casousa.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.