Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34795
Tipo: | TCC |
Título: | A pesquisa científica no âmbito acadêmico: a percepção de saberes vivenciados pelos membros do Grupo de Pesquisa GEPES |
Autor(es): | Figueiredo, Victor Mota |
Orientador: | Sousa, Elaine Freitas de |
Palavras-chave: | Secretariado;Pesquisa;Estudantes universitários - Formação acadêmica |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | FIGUEIREDO, Victor Mota. A pesquisa científica no âmbito acadêmico: a percepção de saberes vivenciados pelos membros do Grupo de Pesquisa GEPES. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | A formação acadêmica através da pesquisa é consequência do tripé ensino, pesquisa e extensão que estabelece o papel de um curso superior, um dos papeis da universidade é promover o conhecimento produzido pela ciência através da iniciação científica (IC), que no âmbito secretarial ainda é pouco difundida. Os questionamentos que deram a base da pesquisa foram identificar quais são os fatores que levaram os graduandos de bacharelado do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará – UFC, a ingressarem no GEPES? O que esta decisão concebeu na vida acadêmica e pessoal desses estudantes? Com esses questionamentos surgiu o interesse de descobrir e estudar as possibilidades e influências na formação acadêmica e pessoais desses estudantes. Trazendo como objetivo geral identificar como a participação em um grupo de pesquisa pode influenciar na formação acadêmica e pessoal, para aqueles que optam pelo campo da pesquisa. Dessa forma foram delimitados os objetivos específicos: 1) Compartilhar quais os fatores que movimentam e levam os estudantes de Secretariado Executivo da UFC a ingressar no âmbito acadêmico por intermédio da pesquisa; 2) Identificar até onde o GEPES supriu a necessidade dos estudantes quando os mesmos decidiram ingressar no âmbito da pesquisa; 3) Averiguar quais são os fatores que incentivam os graduandos membros do grupo de pesquisa a querer dar continuidade ou a desistência da escolha de se tornar um pesquisador. Esta pesquisa se enquadra como qualitativa e vem investigar a partir das narrativas dos exmembros do GEPES, todas as suas experiências, com o intuito de responder os questionamentos surgidos nesse trabalho. Para a realização dos objetivos, a abordagem metodológica foi à utilização de determinados métodos da pesquisa (auto) bibliográfica, com o intuito de coletar as narrativas dos participantes proporcionando a integração deles com o pesquisador. Os resultados obtidos foram todas as respostas para os questionamentos e todos os objetivos da pesquisa, destacando como principal fator o auto conhecimento de cada sujeito participante da pesquisa. Por tudo isso se encerra esta pesquisa, dando a oportunidade para outros estudantes terem uma nova trajetória pessoal com bases nos relatos contidos. |
Abstract: | Academic training through research is a consequence of the tripod teaching, research and extension that establishes the role of a higher education, one of the university's roles is to promote the knowledge produced by science through scientific initiation (CI), which at the secretarial level is still little spread. The questions that led to the research were to identify the factors that led the undergraduate students of the Executive Secretariat of the Federal University of Ceará (UFC) to join the GEPES? What did this decision conceive in the academic and personal lives of these students? With these questions came the interest of discovering and studying the possibilities and influences in the academic and personal formation of these students. Bringing as a general objective to identify how participation in a research group can influence academic and personal training for those who choose the field of research. In this way the specific objectives were delineated: 1) To share the factors that drive and lead the students of the UFC Executive Secretariat to enter the academic scope through the research; 2) Identify how far the GEPES has met the students' needs when they decided to join the research; 3) Find out what are the factors that encourage graduating members of the research group to want to continue or give up the choice to become a researcher. This research fits as qualitative and comes to investigate from the narratives of the former members of the GEPES, all their experiences, with the purpose of answering the questions raised in this work. For the accomplishment of the objectives, the methodological approach was to use certain methods of the (auto) bibliographic research, with the intention of collecting the narratives of the participants, providing the integration of them with the researcher. The results obtained were all the answers to the questions and all the objectives of the research, highlighting as the main factor the self knowledge of each subject participating in the research. For all this, this research ends, giving the opportunity for other students to have a new personal trajectory based on the stories contained. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34795 |
Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_vmfigueiredo.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.