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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34757
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Jucá, Paulyne Matthews | - |
dc.contributor.author | Dias, Leticia Aguiar Aragão | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-13T20:04:11Z | - |
dc.date.available | 2018-08-13T20:04:11Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Letícia Aguiar Aragão. ADAPC: promovendo o engajamento do usuário nas avaliações colaborativas de locais acessíveis para cadeirantes. 2018. 55 f. TCC (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34757 | - |
dc.description.abstract | Physically handicapped people that are wheelchair users, still faces architectural obstacles due to lack of accessibility on urban placed buildings, causing unexpected nuisance on the daily routine. Intending to avoid those situations, a mobile application called Adapc was proposed, which provides information about a place's accessibility level for wheelchair users. Such information is obtained from the users, which through the proposed application, rate collaboratively the place accessibility level with rating criteria focused on the wheelchair users. The following work employed gamification on the Adapc application in a way to motivate the user on the collaborative ratings, and then to verify effectiveness of the gamification strategy applied, a research about the users perception while using the application was conducted. The obtained results proved that the gamification strategy, to promote the user's motivation on the collaborative ratings were in fact effective. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Software colaborativo | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | ADAPC: promovendo o engajamento do usuário nas avaliações colaborativas de locais acessíveis para cadeirantes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Deficientes físicos usuários de cadeira de rodas ainda enfrentam barreiras arquitetônicas promovidas pela ausência de acessibilidade nos locais urbanos e edificados, causando transtornos e imprevistos no cotidiano. De forma a evitar tais situações, foi proposta uma aplicação móvel gamificada, o Adapc, que disponibiliza informações sobre o nível de acessibilidade do local para cadeirantes. Tais informações são adquiridas a partir dos usuários que, por meio do aplicativo proposto, avaliam colaborativamente a acessibilidade do local com base em critérios focados a cadeirantes. Este trabalho empregou a gamificação no aplicativo Adapc de forma a promover a motivação do usuário nas avaliações colaborativas, e então para comprovar a efetividade da estratégia de gamificação aplicada, foi realizada uma pesquisa sobre a percepção dos usuários ao utilizarem a aplicação. Os resultados obtidos comprovaram que a estratégia de gamificação, para promover a motivação do usuário nas avaliações colaborativas foram de fato efetivas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_tcc_laadias.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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