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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3458
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Coutinho, Fernanda Maria Abreu | - |
dc.contributor.author | Sousa, Maria de Jesus Vaz de | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-23T16:40:30Z | - |
dc.date.available | 2012-07-23T16:40:30Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Maria de Jesus Vaz. Retratos em preto e branco: lembranças fragmentadas das leituras em Infância. 2009. 96f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3458 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Literatura Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Graciliano Ramos | pt_BR |
dc.subject | Práticas de Leitura | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ramos,Graciliano,1892-1953.Infância - Crítica e Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Ramos,Graciliano,1892-1953 - Livros e Leitura | pt_BR |
dc.subject | Infância na Literatura | pt_BR |
dc.subject | Crianças na Literatura | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Maus-tratos | pt_BR |
dc.subject | Semiótica e Literatura | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Participação dos Pais | pt_BR |
dc.subject | Lar e Escola | pt_BR |
dc.subject | Graciliano Ramos | pt_BR |
dc.subject | Pratiques de Lecture | pt_BR |
dc.subject | Famille | pt_BR |
dc.subject | École | pt_BR |
dc.title | Retratos em Preto e Branco: Lembranças Fragmentadas das Leituras em Infância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem por objetivo contribuir para um maior entendimento acerca do discurso literário em relação às práticas de leitura delineadas em Infância, de Graciliano Ramos. Nossa hiótese é a de que os castigos, as punições e o silêncio impostos pelo modelo de educação tradicional, familiar e escolar são determinantes para o processo de leitura do menino do livro. Começamos por situar autor e obra em sua realidade histórica. Em seguida, fazemos uma análise das práticas de leitura na família e na escola em Infância, partindo dos seguintes questionamentos: o ambiente familiar e o escolar são locais onde as crianças têm liberdade para expressar seus pensamentos? Ou são estimuladas a silenciar? A Escola e a Família têm contribuído para a formação dos leitores ou os leitores estão se formando apesar delas? Por fim, realizaremos uma reflexão acerca de algumas imagens que fazem parte das memórias. Pensamos que, de forma mais geral, esta pesquisa é importante para a crítica literária brasileira devido à ampliação de visões acerca da produção do autor alagoano, pois muitos estudos focam apenas o aspecto regionalista das obras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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