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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoutinho, Fernanda Maria Abreu-
dc.contributor.authorSousa, Maria de Jesus Vaz de-
dc.date.accessioned2012-07-23T16:40:30Z-
dc.date.available2012-07-23T16:40:30Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria de Jesus Vaz. Retratos em preto e branco: lembranças fragmentadas das leituras em Infância. 2009. 96f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3458-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectGraciliano Ramospt_BR
dc.subjectPráticas de Leiturapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRamos,Graciliano,1892-1953.Infância - Crítica e Interpretaçãopt_BR
dc.subjectRamos,Graciliano,1892-1953 - Livros e Leiturapt_BR
dc.subjectInfância na Literaturapt_BR
dc.subjectCrianças na Literaturapt_BR
dc.subjectCrianças - Maus-tratospt_BR
dc.subjectSemiótica e Literaturapt_BR
dc.subjectLeitura - Participação dos Paispt_BR
dc.subjectLar e Escolapt_BR
dc.subjectGraciliano Ramospt_BR
dc.subjectPratiques de Lecturept_BR
dc.subjectFamillept_BR
dc.subjectÉcolept_BR
dc.titleRetratos em Preto e Branco: Lembranças Fragmentadas das Leituras em Infânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem por objetivo contribuir para um maior entendimento acerca do discurso literário em relação às práticas de leitura delineadas em Infância, de Graciliano Ramos. Nossa hiótese é a de que os castigos, as punições e o silêncio impostos pelo modelo de educação tradicional, familiar e escolar são determinantes para o processo de leitura do menino do livro. Começamos por situar autor e obra em sua realidade histórica. Em seguida, fazemos uma análise das práticas de leitura na família e na escola em Infância, partindo dos seguintes questionamentos: o ambiente familiar e o escolar são locais onde as crianças têm liberdade para expressar seus pensamentos? Ou são estimuladas a silenciar? A Escola e a Família têm contribuído para a formação dos leitores ou os leitores estão se formando apesar delas? Por fim, realizaremos uma reflexão acerca de algumas imagens que fazem parte das memórias. Pensamos que, de forma mais geral, esta pesquisa é importante para a crítica literária brasileira devido à ampliação de visões acerca da produção do autor alagoano, pois muitos estudos focam apenas o aspecto regionalista das obraspt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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