Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34579
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aquino, Ana Luíza Torquato de | - |
dc.contributor.author | Lima, Sofia Leite Correia | - |
dc.contributor.author | Nunes Neto, Paulo Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Carvalho, André Ferrer | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-06T13:47:16Z | - |
dc.date.available | 2018-08-06T13:47:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | AQUINO, A. L. T. d.; LIMA, S. L. C.; NUNES NETO, P. R.; CARVALHO, A. F. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34579 | - |
dc.description | AQUINO, Ana Luiza Torquato de et al. Crenças de estudantes de medicina em relação aos transtornos mentais: possibilidades para ações de extensão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno mental | pt_BR |
dc.subject | Crenças | pt_BR |
dc.subject | Medicina | pt_BR |
dc.title | Crenças de estudantes de medicina em relação aos transtornos mentais: possibilidades para ações de extensão | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Estigmas em relação a pessoas com transtorno mental têm sido detectados entre estudantes e profissionais médicos. O currículo médico abrange disciplinas de saúde mental que podem contribuir para modificar atitudes em relação aos transtornos mentais, mas, a despeito disto, parcela dos médicos não se sente confortável em lidar com pacientes psiquiátricos. Deficiências de conhecimento e preconceitos favorecem atitudes que prejudicarão o cuidado na comunidade, como também acentuarão o isolamento social desses pacientes. OBJETIVO: Identificar crenças prevalentes de estudantes de medicina em relação aos transtornos mentais e discutir formas de minimizá-las por meio das ações do Projeto Saúde Mental Itinerante-SMI. MÉTODO: Alunos de medicina do primeiro (S1) e oitavo (S8) semestres responderam sobre o grau de concordância, em escala de 1 a 5, em relação a 13 afirmações sobre transtornos mentais. Os dados obtidos foram considerados no planejamento de futuras ações do SMI. RESULTADOS: A amostra foi constituída por 40 indivíduos, sendo 20 de cada turma. Houve menor concordância dos respondentes do S8 em relação aos do S1 quanto a sentenças sobre agressividade e habilidades sociais e interpessoais de indivíduos com transtorno mental. Algum temor de ser julgado negativamente por outros em face de possível diagnóstico pessoal de transtorno mental foi expresso por 60% entre estudantes do S1 e 65% no S8. CONCLUSÃO: O estágio do curso de medicina parece estar associado com mudanças importantes nas crenças sobre transtornos mentais. O temor de significativa parcela dos indivíduos da amostra em ser identificado como paciente psiquiátrico sugere que, ligadas a isto, outras crenças estigmatizantes persistem. Atividades de difusão de conhecimento, como também de caráter dialógico e vivencial por meio do SMI ampliarão a possibilidade de mudança de crenças e atitudes em relação a pacientes com problemas psiquiátricos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_altaquino.pdf | 50,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.