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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3455
Tipo: | Dissertação |
Título: | X. de Castro, O Artista dos Cromos: O Romântico que foi o Maior Poeta Realista do Ceará |
Autor(es): | Araújo, Humberto Alves de |
Orientador: | Azevedo, Rafael Sânzio de |
Palavras-chave: | Literatura Brasileira;X. de Castro;Cromo;Poesia Cearense do Século XIX;Poesia Realista;Castro, X. de,1858-1895 – Crítica e Interpretação;Poesia brasileira – Séc. XIX;Romantismo;Realismo na Literatura;Cromos(Literatura);X. de Castro;Cromo;Poesía de Ceará del Siglo XIX;Poesía Realista |
Data do documento: | 2008 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | ARAÚJO, Humberto Alves de. X. de Castro, o artista dos cromos: o romântico que foi o maior poeta realista do Ceará. 2008. 142f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2008. |
Resumo: | Analisa a produção poética de X. de Castro, dentro da perspectiva da historiografia literária, identifica as correntes estéticas nas quais se insere e ressalta seu valor intrínseco e o que nela há de original. Estabelece as aproximações e afastamentos do estilo individual do autor em relação aos estilos de época predominantes no período no qual ele se insere e identifica as influências de outros escritores sobre sua obra. Estuda criticamente os poemas românticos de X. de Castro, com especial ênfase sobre os poemas inéditos em livro. Analisa toda sua obra realista conhecida, os cromos, e identifica suas linhas temáticas e recursos técnicos usados para representar a realidade cearense. Apresenta a leitura que outros críticos e historiadores literários fizeram de seus cromos, enfatiza seus acertos e corrige seus equívocos. Demonstra que X. de Castro foi fiel aos cânones do Romantismo durante toda a sua carreira, mas que em um único tipo de composição poética, os cromos, foi plenamente realista e superou outros poetas cearenses que se dedicaram a esse tipo de poema. |
Resumen: | Analiza la producción poética de X. de Castro, dentro de la perspectiva de la historiografía literaria, identifica las corrientes estéticas en las cuales se inserta y resalta su valor intrínseco y lo que en ella hay de original. Establece las aproximaciones y alejamientos del estilo individual del autor en relación con los estilos de época predominantes en el periodo en el cual él se inserta e identifica las influencias de otros escritores sobre su obra. Estudia críticamente los poemas románticos de X. de Castro, con especial énfasis en los poemas inéditos en libro. Analiza toda su obra realista conocida, los cromos, e identifica sus líneas temáticas y recursos técnicos usados para representar la realidad de Ceará. Presenta la lectura que otros críticos e historiadores literarios hicieron de sus cromos, enfatiza sus aciertos y corrige sus equívocos. Demuestra que X. de Castro fue fiel a los cánones del Romanticismo durante toda su carrera, aunque en un único tipo de composición poética, los cromos, fue plenamente realista y superó a los otros poetas de Ceará que se dedicaron a ese tipo de poema. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3455 |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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