Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34528
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silvano, Antônio Marcos da Costa | - |
dc.contributor.author | Costa, Jose Wellinson Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-02T13:38:16Z | - |
dc.date.available | 2018-08-02T13:38:16Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, J.W.S. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34528 | - |
dc.description | COSTA, Costa Silva Wellinson. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) como estratégia de ensino da matemática. 2017.34f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2017. | - |
dc.description.abstract | This study has as main objective investigate the utilization of the informatics tools that are used in the education and learning of the math in the schools on public networks. For better understanding , the work will start with a brief history about the uses of these technologies, how to apply and the benefits achieved wit its implementation into classroom. Therefore, was made a bibliographic survey about the theme in order to achieve a better comprehension about the thematic, posteriorly was made o search at par the pedagogic use digital information technologies and communication ( DITC) with group containing seven math teachers in the public schools in Pindoretama city. The search was classified as qualitative exploratory research by means of a study of the case and for data collection, was built and applied a questionnaire compound with objective questions that were mentioned in the main theme of the argument. The search had as theoretical foundation the Valete’s contribution (2005) , Perronoud( 2009) , Scherer ( 2015) and Bittar ( 2011), about the uses of DITC and knowledge building , and abilities with technological resources. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino - Pindoretama(CE) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais de educação | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) como estratégia de ensino da matemática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem por finalidade investigar a utilização das ferramentas de informática voltadas para o ensino da disciplina de matemática nas séries do Ensino Fundamental da rede pública. Para obtenção de um melhor entendimento, o trabalho iniciará com um breve histórico sobre o uso dessas tecnologias, como aplicá-las e os benefícios alcançados com sua implementação em sala de aula. Para tanto foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema no intuito de obter melhor compreensão sobre a temática, posteriormente, foi realizada uma investigação sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com um grupo de 7 professores de matemática de escolas públicas da cidade de Pindoretama/CE.A pesquisa foi classificada como pesquisa qualitativa exploratória por meio de um estudo de caso e para os procedimentos de coleta dos dados foi construído e aplicado um questionário composto de questões objetivas que abordavam sobre o tema em discussão. A pesquisa teve como fundamentação teórica as contribuições Valente (2005), Perrenoud (2002), Scherer (2015) e Bittar (2011) sobre o uso das TDIC e construção de conhecimentos e habilidades com recursos tecnológicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_jwscosta.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.