Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34514
Tipo: Artigo de Evento
Título: Cultura informacional e gestão de bibliotecas públicas municipais: competências e usos da informação
Autor(es): Cavalcante, Lidia Eugenia
Palavras-chave: Cultura informacional;Bibliotecas públicas;Competências e usos da informação
Data do documento: 2010
Citação: CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Cultura informacional e gestão de bibliotecas públicas municipais: competências e usos da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INOVAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2010.
Resumo: Apresenta os resultados da pesquisa sobre cultura informacional e gestão de bibliotecas municipais, realizada no Estado do Ceará. O estudo teve como objetivos analisar como ocorre o processo de gestão das bibliotecas municipais por parte dos profissionais que nelas atuam; relacionar a biblioteca pública com os espaços sociais e culturais existentes em cada localidade; compreender como essa instituição é vista por seus usuários e, ainda, verificar como se dá a formação dos funcionários para o exercício competente de suas funções. Como procedimento metodológico realizou-se pesquisa de caráter exploratório, mediante visitas às bibliotecas, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a entrevista. Dentre os autores estudados destacam-se (BOUTEILLER, 2009, PAQUETTE, 2005, CHOO, 1998 e RAYNAULD, 2006). Em conclusão salienta-se para o desenvolvimento local de uma determinada comunidade, o acesso à informação é condição primordial para romper com as fronteiras das desigualdades sociais, culturais e educacionais que ainda estão presentes em territórios brasileiros.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34514
Aparece nas coleções:PPGCI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_lecavalcante.pdf652,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.