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dc.contributor.advisorJucá, Paulyne Matthews-
dc.contributor.authorFreitas, Carlos Eduardo-
dc.date.accessioned2018-07-31T17:33:16Z-
dc.date.available2018-07-31T17:33:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFREITAS, Carlos Eduardo. Integração do framework scrum com etapas artísticas e produção de uma ferramenta para o desenvolvimento de jogos. 2018. 48 f. TCC (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34504-
dc.description.abstractThe games even being a softwares have always had in their essence of production different needs from the ones found in a common software, this is due to the multitasking that are part of the development of a game like artistic and musical production. This has always been one of the difficulties in using processes in game production, the incompatibility. This work aims to build a flexible process that adjusts the needs of the production of a game, including new steps and remodeling a process already used for the development of conventional software. In addition, it demonstrates the results obtained by the process when executed in the production of a game in a real context. Based on the results obtained from the execution of the process and analysis of the needs for improvement in the project management, it was noticed that we could improve our results, for this we developed the Game Control Lab (GCL) that autou as a tool to support the process. At the end of the work are presented the results on the application of the process and an evaluation of the tool in operation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectJogos de computadorpt_BR
dc.titleIntegração do framework scrum com etapas artísticas e produção de uma ferramenta para o desenvolvimento de jogospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs jogos mesmo sendo um software, sempre possuíram em sua essência de produção necessidades diferentes das encontradas em um software comum, isso se dá pelas multitarefas que fazem parte do desenvolvimento de um jogo como a produção artística e musical. Essa sempre foi uma das dificuldades em se utilizar processos na produção de jogos, a incompatibilidade. Este trabalho visa construir um processo flexível que se adeque as necessidades da produção de um jogo, incluindo novas etapas e remodelando um processo já utilizado para o desenvolvimento de software convencional. Além disso ele demonstra os resultados obtidos pelo processo ao ser executado na produção de um jogo em um contexto real. Com base nos resultados obtidos da execução do processo e análise das necessidades de melhoria no gerenciamento do projeto, notou-se que poderíamos melhorar nossos resultados, para isso desenvolvemos o Game Control Lab (GCL) que autuou como uma ferramenta de apoio ao processo. Ao final do trabalho são apresentados os resultados sobre a aplicação do processo e uma avaliação da ferramenta em funcionamento.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

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