Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3440
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Odalice de Castro | - |
dc.contributor.author | Martins, Estefânia Maria Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-23T12:36:12Z | - |
dc.date.available | 2012-07-23T12:36:12Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Estefânia Maria Almeida. Espaços da imaginação no processo criativo de Tatiana Belinky. 2011. 168f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3440 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Tatiana Belinky | pt_BR |
dc.subject | Belinky,Tatiana, 1919- - Crítica e Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantojuvenil Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Imaginação na Literatura | pt_BR |
dc.subject | Imagination | pt_BR |
dc.subject | Tatiana Belinky | pt_BR |
dc.title | Espaços da Imaginação no Processo Criativo de Tatiana Belinky | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa se propõe a fazer uma análise dos Espaços da imaginação no processo criativo da escritora Tatiana Belinky, a partir de uma investigação de sua trajetória no universo da literatura infanto-juvenil, procurando verificar como ocorreu seu amadurecimento profissional desde sua atuação como autora de peças de teatro, como roteirista à fase de autora de contos e histórias infantis e juvenis. Para a realização de uma análise investigativa mais aprofundada, foram escolhidas duas histórias infantis: Bisaliques- Eta Bisa Boa! (2005) e Quatro Amigos (2007) e as histórias recriadas pela escritora nos contos Sapatinho de Cristal (2008), História de Terror (2008), História de Lobo (2008) e História de uma Ervilha (2008), constantes da Coleção Tapete de Histórias, por compreendermos que são obras que provocam nos leitores a formulação de novas indagações. O trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro apresenta o âmbito das trocas sociais, em que a obra da escritora está inserida, sua formação artística e intelectual vivida em uma época de conflitos mundiais, sua relação com o teatro e a televisão assim como o estudo do campo intelectual e literário; no segundo desenvolvem-se reflexões referentes à imaginação no processo de construção das narrativas da escritora, e, no terceiro capítulo, nos concentramos nas questões de influência e superação de obras de autores importantes na formação literária de Tatiana Belinky. No primeiro capítulo ressaltam-se a utilização de duas obras fundamentais para a compreensão das categorias “campo literário” e “contexto” - As Regras da Arte (1973) de Pierre Bourdieu e O contexto da obra literária (2001) de Dominique Maingueneau. No segundo capítulo apresentamos a base teórica do trabalho cuja pesquisa foi norteada teoricamente pelos estudos de Hans Robert Jauss, precursor da Estética da Recepção em História da Literatura como Provocação à Teoria Literária (1994) e por Regina Zilberman em Estética da Recepção e História da Literatura (2009) e ainda sobre o conceito de imaginação refletido por Vigotski em Imaginação e criação na infância (2009) e por Gaston Bachelard em A poética do devaneio (2006). No terceiro capítulo, nos concentramos nas questões de influência e superação de obras de autores importantes na formação literária de Tatiana Belinky. Estas impressões estão registradas nas publicações de Tatiana Belinky: Transplante de menina (2003), Onde já se viu?(2004), Mentiras...e Mentiras (2004), Olhos de Ver (2004) 17 é TOV!(2005), Sustos e Sobressaltos na TV sem VT e outros momentos (2006). Para examinar como a escritora transformou o mundo de suas leituras, empregaremos a concepção de “angústia da influência” cunhado por Harold Bloom em A angústia da Influência (1991) e as categorias “estilo” e “escritura” desenvolvido por Roland Barthes em O Grau Zero da Escritura (1972).Este trabalho faz parte da pesquisa Bibliotecas Pessoais: Escritores, Historiadores e Críticos Literários, sob a coordenação da Profª. Drª Odalice de Castro e Silva, do Programa de Pós-Graduação em Letras – Literatura Comparada, da Universidade Federal do Ceará. | pt_BR |
dc.title.en | Spaces of the Imagination in the Creative Process Tatiana Belinky | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_DIS_EMAMARTINS.pdf | 4,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.