Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34291
Tipo: TCC
Título: A química no cotidiano do educando: contextualizando o ensino-aprendizagem
Autor(es): Sansão, Vera Lúcia da Silva
Orientador: Santos, José Cleiton Sousa dos
Palavras-chave: Ensino de química;Contextualização;Aprendizagem
Data do documento: 2013
Citação: SANSÃO, V. L. da S. (2013)
Resumo: A Química é uma ciência indispensável para a nossa vida, sem ela, talvez, a vida no nosso planeta não tivesse se desenvolvido como se desenvolve até hoje. Ela está presente a todo o instante no cotidiano e o presente trabalho vem salientar o quanto é importante os alunos conhecerem esses momentos em que usam ou praticam a Química, para melhor entender os conteúdos de sala de aula. Assim, usou-se de pesquisas bibliográficas e de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, para saber a opinião dos discentes e docentes quanto ao tema em questão, aplicando-se dois questionários; um subjetivo direcionado a alunos para avaliar a definição que apresentam do que seja a Química, onde e quando eles a-percebem, sua importância, quais as metodologias usadas pelos professores, se há contextualização, e como aprenderiam melhor ou como gostariam que fossem as aulas. O outro questionário é objetivo direcionado a professores, teve o intuito de avaliar, além dos turnos que trabalham e do grau de formação, se estes usam de contextualização e metodologias, com que freqüência e quais as mais usadas, saber também, através de notas, o grau de satisfação com a aprendizagem que estas proporcionam. Assim, diante dessas pesquisas, observou-se o quanto os alunos gostam e anseiam por uma maior contextualização no processo de ensino, expondo, dessa forma, as ações que os professores devem seguir para alcançar esses objetivos, mas para isso, concluiu-se também, que os docentes precisam de um pouco mais de tempo e uma boa formação, para que haja um bom desenvolvimento dos métodos. Por fim, pretende-se então, partilhar com esses educadores, os resultados encontrados; na perspectiva de um melhor ensino e construção de uma aprendizagem mais concreta e de qualidade. Daí, a importância da contextualização do ensino de Química ou de outras disciplinas com o cotidiano do educando, na formação científica e intelectual destes futuros cidadãos.
Abstract: The chemistry is a science indispensable to our life, without her, meybe, life on our planet would not have developed as it develops today. It is present at every moment in daily life and this present work has stressed how is important the students know these moments that use or practice the chemistry, to better understand the contents of the classroom. So,we used literature searches and field, with qualitativeand quantitative approach, to know the students' opinion and teachers as the theme in question, applying two questionnaires: one subjective directed the students to evaluate the definition showing of what is the chemistry, where and when they-realize its importance, what methodologies used by teachers if there contextualization, and how to learn better or would like they were classes . The other questionnaire is goal directed at teachers, was order to evaluate, above from working shifts and the degree of training, if these use of the contextualization and methodologies, how often and what the most used, know too, through notes, the degree of satisfaction with the learning these provide. Thus on these research, observed how much students like and yearn for greater contextualization in the teaching process, exposing thus the actions that teachers should follow to achieve these goals, but for this, it was also that teachers need a little more time and a good education, so there is a good development methods. Finally, we intend to then share with these educators, the results, in prospect of a better education and building a more concrete learning and quality. Hence, the importance of contextualizing the teaching of chemistry or of other disciplines with daily life of the student, in scientific and intellectual training of these future citizens.
Descrição: SANSÃO, Vera Lúcia da Silva. A química no cotidiano do educando: contextualizando o ensino – aprendizagem. 2013. 47 f. Monografia (Graduação em Química) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceara, Brejo Santo, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34291
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_vlssansao.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.