Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34275
Tipo: TCC
Título: O fortalecimento da pesquisa científica nos cursos de Secretariado Executivo através dos trabalhos monográficos
Autor(es): Oliveira, Nayanne Vitoriano de
Orientador: Durante, Daniela Giareta
Palavras-chave: Secretariado;Pesquisa;Formação profissional
Data do documento: 2015
Citação: OLIVEIRA, Nayanne Vitoriano de. O fortalecimento da pesquisa científica nos cursos de Secretariado Executivo através dos trabalhos monográficos. 2015. 48 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: A pesquisa desempenha papel fundamental na formação acadêmica. Possibilita a construção de novos conhecimentos e o questionamento permanente, consequentemente, o ensino superior, apoiado na pesquisa, desempenha a função de agente na construção de cidadãos críticos, reflexivos e questionadores, aptos a intervir na sua profissão e sociedade como um todo (DEMO, 2007; SEVERINO, 2007). No Secretariado Executivo a preocupação com a pesquisa é recente, pois trata-se de uma formação profissional jovem que inicialmente voltou-se essencialmente para os aspectos práticos da profissão, de maneira que convive atualmente com várias fragilidades no campo científico (NONATO, 2009, DURANTE, 2010, 2012, MAÇANEIRO, 2012, BISCOLI; BILERT, 2013, CIELO, SCHMIDT, WENNINNGKAM, 2014). Uma forma de fortalecer a pesquisa é incentivar o estudante de graduação à prática da pesquisa e produção científica, deflagrando a questão problema desta pesquisa: De que forma os cursos de Secretariado Executivo incentivam a pesquisa? O objetivo principal é identificar se os cursos bacharéis em Secretariado Executivo promovem a pesquisa contemplando, em suas organizações curriculares, disciplinas voltadas à pesquisa ou a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Trabalho Monográfico. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo descritivo a partir do levantamento teórico e da coleta de informações disponíveis nos sites dos cursos, e respectivas instituições de ensino, que participaram do Enade 2012. Trata-se de um estudo documental, com a coleta de dados, portanto, nos sites e documentos dos cursos. A análise é descritiva e qualitativa. Os dados possibilitam inferir que a pesquisa está presente na formação acadêmica de Secretariado Executivo através da oferta de disciplinas Metodologia da Pesquisa ou afins na integralização curricular. Além disso, foi constatada a exigência da realização do TCC ou monografia em 50% dos cursos, mesmo sem as Diretrizes Curriculares Nacionais fazerem tal exigência, o que é considerado um aspecto relevante e positivo. Por outro lado, a oferta de disciplinas voltadas à pesquisa e TCC ou Monografia não foram determinantes para melhor desempenho dos estudantes no Enade 2012, visto que os conceitos obtidos pelos cursos foram divergentes.
Abstract: Research plays a fundamental part in academic education. It enables new knowledge build-up and permanent questioning. Therefore, higher education, backed by research, fills the agent role in building up critical, reflexive and questioning citizens, capable of intervening in their profession and society (DEMO, 2007; SEVERINO, 2007). Only recently, research has become a matter of concern in Executive Secretaryship, for it is an early professional education, which has initially focused mainly on the practicalities of the profession, so that it is currently experiencing several weaknesses in scientific field (NONATO, 2009, DURANTE, 2009, 2012, MAÇANEIRO, 2012, BISCOLI; BILERT, 2013, CIELO, SCHMIDT, WENNINNGKAM, 2014). A way to strengthen research is encouraging undergraduate students to practice research and scientific writing, which triggers the question of this study: How do Executive Secretaryship courses incite research? We aimed at identifying whether bachelor courses of Executive Secretaryship foment research, contemplating subjects focused on research or compulsory Coursework or Monograph. For this purpose, we performed a qualitative descriptive study from theoretical research and collection of data available on the websites of courses, and their educational institutions, that participated in Enade 2012. This is a documentary study, with data collection from websites and documents of the courses. The analysis is descriptive and qualitative. Data allowed us to infer that research occurs in Executive Secretaryship academic education through Research Methodology or related subjects offered in the course outline. Furthermore, we found that 50% of the courses required Coursework or Monograph, even though Brazilian Curricular Guidelines do not make such requirement, which can be considered a relevant and positive aspect. On the other hand, the subjects focused on research, Coursework or Monograph were not decisive for students’ better achievements in Enade 2012, considering that the courses obtained different evaluations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34275
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_nvoliveira.pdf529,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.