Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34239
Tipo: TCC
Título: Internacionalização educacional: contribuições para a formação acadêmica e profissional na educação superior
Autor(es): Oliveira, Raul Caio de Mesquita
Orientador: Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Palavras-chave: Educação internacional;Programas de intercâmbio de estudantes;Estudantes universitários
Data do documento: 2014
Citação: OLIVEIRA, Raul Caio de Mesquita. Internacionalização educacional: contribuições para a formação acadêmica e profissional na educação superior. 2014. 70 p. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: A internacionalização educacional é um tema que está em pleno desenvolvimento. Com o processo de globalização, a internacionalização da educação superior vem se desenvolvendo e se difundindo em todo o mundo, inserindo-se nesse contexto o Brasil. Esta investigação tem como objetivo geral investigar as contribuições da internacionalização educacional para a formação acadêmica e profissional na percepção dos participantes de um programa de mobilidade internacional. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como métodos investigativos a pesquisa documental, observação participante e uma pesquisa de campo. O instrumento de pesquisa utilizado foi a aplicação de um questionário direcionado a cinquenta (50) participantes do Programa Top China Santander, tendo como sujeitos alunos brasileiros e chineses e professores brasileiros e chineses que desenvolveram suas atividades na Shanghai Jiao Tong University no ano de 2014. Para a interpretação das informações, foi feita uma análise de conteúdo. Após a análise dos dados, inferiu-se que as contribuições da internacionalização educacional para a formação acadêmica e profissional, na percepção dos participantes de um programa de mobilidade educacional, estão relacionadas à possibilidade de conhecer um país de cultura milenar, a ampliar os seus horizontes, ao desafio de trabalhar com pessoas de outras culturas e vivenciar situações diferentes daquelas com as quais se está habituado e à comunicação em língua inglesa. Tais aspectos podem colaborar para a formação acadêmica e profissional do estudante por oportunizar uma educação que ultrapasse os muros da universidade, preparando o futuro profissional para os desafios do mundo organizacional inserido em contextos de profundas mudanças decorrentes da globalização.
Abstract: Educational internationalization is an issue that is in full development. With globalization, the internationalization of higher education has been developing and spreading worldwide, inserting Brazil in this context. This research has as its main objective to investigate the contributions of educational internationalization for academic and professional training, from the perception of the participants of an international mobility program. Therefore, a qualitative and descriptive study was conducted, having as its investigative methods the documental research, participant observation and field research. The research tool used was a questionnaire directed to fifty (50) participants of the Top China Santander Program, whose subjects were Chinese and Brazilian students and Chinese and Brazilian teachers who developed their activities at Shanghai Jiao Tong University in 2014. For the interpretation of the information a content analysis was taken. After analyzing the data, it was inferred that the contributions of educational internationalization to the academic and professional training, in the perception of the participants of an educational mobility program are related to the possibility of knowing a country of ancient culture, broadening their horizons, as well as to the challenge of working with people from other cultures, experiencing situations other than those they are accustomed to and to communicating in English. These aspects may contribute to the academic and professional training of the student, by creating opportunities for an education that goes beyond the walls of the university, preparing future professionals for the challenges of the organizational world inserted in contexts of profound changes brought about by globalization.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34239
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_rcmoliveira.pdf820,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.