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Tipo: Dissertação
Título: A educação profissional sob o signo da qualidade: um jogo de duplo sentido
Autor(es): Paulino, Antonio George Lopes
Orientador: Braga, Elza Maria Franco
Palavras-chave: Educação profissional;Educação e qualidade;Racionalização do trabalho;Trabalho;Qualidade
Data do documento: 2002
Citação: PAULINO, Antonio George Lopes. A educação profissional sob o signo da qualidade: um jogo de duplo sentido. 2002. 242f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Sociologia, Fortaleza (CE), 2002.
Resumo: Esta dissertação focaliza o campo da educação profissional no contexto das transformações que se processam no mundo do trabalho. Os fenômenos da mundialização e da reestruturação produtiva constituem um cenário socioeconômico caracterizado por uma intensa competitividade de mercado, que redefine modelos administrativos e organizacionais, em função da tríade: produtividade, qualidade e excelência. O paradigma da Qualidade, modelo de gestão de origem japonesa, difunde-se de forma estratégica, permeando, sob a lógica da acumulação flexível, o horizonte da produção e reprodução de sentidos no que concerne à relação entre educação e trabalho. Um mix de conceitos de cunho mercadológico - afeitos ao pensamento único do neoliberalismo - com categorias do campo da interação social, engendra uma rede complexa e polissêmica, um emaranhado de significados muitas vezes paradoxais. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, instituição que assume de modo emblemático a reprodução do signo da Qualidade na educação, é analisado neste trabalho de pesquisa, cuja abordagem interpretativa busca compreender as diferentes representações que se revelam através da disseminação de um discurso institucional e da recepção dessa retórica pelos sujeitos que vivenciam mais diretamente a práxis do processo de ensino-aprendizagem, tendo como campo de investigação, o Centro Modelo de Educação Profissional Antônio Urbano de Almeida - CEMEP AUA, escola profissionalizante do SENAI, Departamento Regional do Ceará.
Abstract: This dissertation focus on the professional education field and the changes that have been made in the work area. The globalism and productive restructuralism phenomena constitutes a socioeconomical scenery characterized for an intensive competitivity ofthe market that redefines administrative and organizational paradigms in function of the triad: productivity, quality and excellency. The quality paradigm from japanese origim spreads itself as strategical form, reaching the flexible accumulation logic, the production and reproduction horizon of the meanings that hold the relationship between education and work. A mix of market concepts - used as the unique neoliberalism thinking - with categories ofthe social interation field, produces a complex and polissemic net, meaningful groups many times paradoxal. The Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI institution that assumes in ao emblematic way the reproduction ofthe quality sign in education, has been analyzed in this research work, with interpretative abordage searches to understand the different representation that reveals throught the dissemination of the institutional speach and the reception of this rhetoric for individuais who live directly the praxis of the learning-teaching process, holding as an investigation field the Centro Modelo de Educação Profissional Antônio Urbano de Almeida, CEMEP AUA, a professional school of SENAI, Regional Department of Ceara.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34217
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