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dc.contributor.authorAguiar, Cefisa Maria Sabino-
dc.contributor.authorGussi, Alcides Fernando-
dc.date.accessioned2018-07-18T18:45:18Z-
dc.date.available2018-07-18T18:45:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationAGUIAR, Cefisa Maria Sabino. GUSSI, Alcides Fernando. Entre estado e sociedade civil: avaliação da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação de Fortaleza (CE). In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 7., 2015, São Luiz. Anais... São Luiz, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34188-
dc.description.abstractThis paper deals with the evaluation of the Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação de Fortaleza, considered in the light of the Expanded State Theory of Gramsci, to think whether and how civil society changes the management of education. Therefore, we adopted a concept of comprehensive assessment inspired by the proposed Lejano and Rodrigues, with a view to in-depth evaluation. As a result, we conclude that the Network to conquer space in the management of education institutions and win in the conduct of policy, says the participation of civil society and the government changes, shifting as the center of decisions of educational policies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliações de Políticas Públicaspt_BR
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectManagement educationpt_BR
dc.titleEntre estado e sociedade civil: avaliação da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação de Fortaleza (CE)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho trata da avaliação da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação de Fortaleza, analisada à luz da Teoria do Estado Ampliado de Gramsci, para pensar se e como a sociedade civil modifica a gestão da educação. Para tanto, adotou-se uma concepção de avaliação compreensiva inspirada na proposta de Lejano e Rodrigues, na perspectiva de uma avaliação em profundidade. Como resultado, concluímos que a Rede ao conquistar espaço na gestão da educação e ganhar institucionalidade na condução da política, afirma a participação da sociedade civil e modifica o governo, deslocando-o como centro de decisões das políticas educacionais.pt_BR
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