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dc.contributor.authorBergonzoni, Gisela Anauate-
dc.date.accessioned2018-07-18T13:43:07Z-
dc.date.available2018-07-18T13:43:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBERGONZONI, Gisela Anauate. Na floresta escura da escritura: Gonçalo M. Tavares e Roland Barthes. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 124-134, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34130-
dc.descriptionBERGONZONI. Gisela Anauate. Na floresta escura da escritura: Gonçalo M. Tavares e Roland Barthes. Revista Vazantes, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 124-134, 2018.pt_BR
dc.description.abstractThe literature of Gonçalo M. Tavares (1970-) constantly invokes a reinvention of language, which implies an affirmation of style and a tension between a shared language and a particular language, a language “from the forest”, which would not bend to conventions. The present article analyzes how these questions are problematized in the following works: ‘A perna esquerda de Paris’, followed by ‘Roland Barthes e Robert Musil’ (2004), ‘O senhor Walser’ (2006), ‘Breves notas sobre as ligações’ (2009) and ‘Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens’ (2013). In this study, I try to approach the poetics of Tavares to several works by the French thinker Roland Barthes (1915-1980), especially as regards ‘idiorrhythmy’, illegible writings and the hybridization of genres.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes-
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectIdiorritmiapt_BR
dc.subjectTavares, Gonçalo Manuel de Albuquerque, 1970-pt_BR
dc.titleNa floresta escura da escritura: Gonçalo M. Tavares e Roland Barthespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA literatura de Gonçalo M. Tavares (1970-) reivindica constantemente uma reinvenção da língua, que passa por uma afirmação do estilo e pela tensão entre uma linguagem partilhada e uma linguagem particular, “da floresta”, que não se dobraria às convenções. O presente artigo analisa como essas questões são problematizadas nas seguintes obras: “A perna esquerda de Paris”, seguido de “Roland Barthes e Robert Musil” (2004), “O senhor Walser” (2006), “Breves notas sobre as ligações” (2009) e “Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens” (2013). Busco aproximar, neste estudo, a poética de Tavares de diversas obras do pensador francês Roland Barthes (1915-1980), sobretudo no que concerne à “idiorritmia”, às escrituras ilegíveis e à hibridização de gêneros.pt_BR
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