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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34130
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bergonzoni, Gisela Anauate | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T13:43:07Z | - |
dc.date.available | 2018-07-18T13:43:07Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BERGONZONI, Gisela Anauate. Na floresta escura da escritura: Gonçalo M. Tavares e Roland Barthes. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 124-134, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-5491 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34130 | - |
dc.description | BERGONZONI. Gisela Anauate. Na floresta escura da escritura: Gonçalo M. Tavares e Roland Barthes. Revista Vazantes, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 124-134, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | The literature of Gonçalo M. Tavares (1970-) constantly invokes a reinvention of language, which implies an affirmation of style and a tension between a shared language and a particular language, a language “from the forest”, which would not bend to conventions. The present article analyzes how these questions are problematized in the following works: ‘A perna esquerda de Paris’, followed by ‘Roland Barthes e Robert Musil’ (2004), ‘O senhor Walser’ (2006), ‘Breves notas sobre as ligações’ (2009) and ‘Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens’ (2013). In this study, I try to approach the poetics of Tavares to several works by the French thinker Roland Barthes (1915-1980), especially as regards ‘idiorrhythmy’, illegible writings and the hybridization of genres. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes | - |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Idiorritmia | pt_BR |
dc.subject | Tavares, Gonçalo Manuel de Albuquerque, 1970- | pt_BR |
dc.title | Na floresta escura da escritura: Gonçalo M. Tavares e Roland Barthes | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A literatura de Gonçalo M. Tavares (1970-) reivindica constantemente uma reinvenção da língua, que passa por uma afirmação do estilo e pela tensão entre uma linguagem partilhada e uma linguagem particular, “da floresta”, que não se dobraria às convenções. O presente artigo analisa como essas questões são problematizadas nas seguintes obras: “A perna esquerda de Paris”, seguido de “Roland Barthes e Robert Musil” (2004), “O senhor Walser” (2006), “Breves notas sobre as ligações” (2009) e “Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens” (2013). Busco aproximar, neste estudo, a poética de Tavares de diversas obras do pensador francês Roland Barthes (1915-1980), sobretudo no que concerne à “idiorritmia”, às escrituras ilegíveis e à hibridização de gêneros. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
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